Fechar
GP1

Mundo

Estados Unidos envia reforço militar aéreo para a Guiana

O país caribenho enfrenta uma disputa territorial com a Venezuela pela região de Essequibo.

A Embaixada dos Estados Unidos anunciou, nesta quinta-feira (07), que vai conduzir uma operação aérea ao lado das Forças de Defesa da Guiana (FDG). O anúncio foi feito através das redes sociais da embaixada, que ressaltou que o trabalho se trata de uma operação de rotina, para melhorar a parceria de segurança entre a Guiana e os Estados Unidos.

Além disso, o reforço do Comando Sul dos EUA também pretende colaborar nas áreas de preparação para desastres, segurança aérea e marítima e combate às organizações criminosas transnacionais. “Os EUA continuarão o seu compromisso como parceiro de segurança confiável da Guiana e na promoção da cooperação regional e da interoperabilidade”, informou a Embaixada.

Nesse sentido, representantes de Georgetown, capital da Guiana, vêem os EUA como um aliado próximo, e por isso pensam na possibilidade de expandir a cooperação no setor de defesa com o país norte-americano.

Com um poder bélico e exército modesto, o país caribenho permite o estabelecimento de uma base militar dos Estados Unidos, o que não agrada o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro. Na última terça-feira (05), ele divulgou nas redes sociais o que seria o “novo mapa da Venezuela”, e recomenda que as forças militares norte-americanas fiquem fora da disputa com a Guiana.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.