Fechar
GP1

Mundo

Xi Jinping é reeleito para o terceiro mandato como presidente da China

Não havia outro candidato na eleição. Ele vai presidir a China pelos próximos cinco anos,

Xi Jinping foi reeleito, nesta sexta-feira (10), para seu terceiro mandato de cinco anos como presidente da China, reforçando seu domínio como o líder mais poderoso do país desde Mao Tsé-Tung. A votação durou cerca de uma hora e a contagem eletrônica foi concluída em cerca de 15 minutos.

O resultado da votação dos deputados foi unânime: 2.952 membros do parlamento votaram a favor, nenhum contra e nenhuma abstenção para Xi, de 69 anos, continuar em seu cargo pelos próximos cinco anos, em uma eleição onde não havia outro candidato.

Xi também recebeu votos unânimes para um terceiro mandato como presidente da Comissão Militar Central do país. A Assembleia Popular Nacional (APN) também escolheu o vice-primeiro-ministro Han Zheng como vice-presidente, sucedendo Wang Qishan. Também foi escolhido Zhao Leji como presidente do comitê permanente do Parlamento.

O presidente chinês lidera o Partido Comunista, que conta com 96,71 milhões de membros, segundo o South China Morning Post. A China tem 1,41 bilhão de habitantes. O novo mandato do presidente chinês é justamente durante o acirramento da competição com os EUA pela hegemonia global, disputa que é marcada por sanções e atritos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.