Fechar
GP1

Mundo

China escolhe Li Qiang como novo primeiro-ministro

O novo primeiro-ministro é considerado um dos confidentes mais próximos do presidente Xi Jinping.

Li Qiang, de 63 anos, foi eleito para o cargo de primeiro-ministro da China neste sábado (11) com o total de 2.936 votos a favor, 3 contra e 8 abstenções. Assume o posto no lugar de Li Keqiang, de 67, que está se aposentando. O novo primeiro-ministro é considerado um dos confidentes mais próximos do presidente Xi Jinping.

Em outubro, no Congresso do Partido Comunista da China, foi eleito o número 2 do governo, tornando-se o responsável pela rotina administrativa e direção da política macroeconômica do país. A eleição de Li veio 1 dia depois de Xi Jinping conquistar, por unanimidade, seu 3º mandato como presidente da China.

O aliado do presidente chinês começou a carreira como operador de estação de bombeamento de irrigação. Teve rápida ascensão, até tornar-se secretário do partido comunista em Xangai, em 2017. Como ex-chefe do Partido Comunista em Xangai, Li Qiang também esteve à frente da política “covid zero” na maior cidade do país. As rigorosas medidas adotadas pelo governo chinês suspenderam atividades por meses e sacudiram a economia global, além de causar insatisfação da população.

Ele também já governou as províncias de Zhejiang e Jiangsu, no leste do país. Porém, não tem experiência no governo central. Como primeiro-ministro, Li ficará encarregado de recuperar a 2ª maior economia do mundo, depois de 3 anos de pandemia. A China cresceu só 3% em 2022, o pior desempenho em 46 anos. A meta para este ano é de 5%, uma das mais baixas em décadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.