Fechar
GP1

Mundo

Organização das Nações Unidas alerta que crise por água é iminente

“A água inicia guerras, apaga incêndios e é fundamental para a sobrevivência humana", disse a ONU.

Nesta quarta-feira, dia 22 de março, em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta para o "risco iminente" de uma crise global de escassez.

O alerta feito através do Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água destaca como os desafios podem ser superados a nível global. Dessa forma, cerca de 2 bilhões de pessoas não têm água potável de qualidade e 3,6 bilhões não têm acesso a saneamento, afirma o documento.

“A água inicia guerras, apaga incêndios e é fundamental para a sobrevivência humana, mas garantir o acesso a todos depende em grande parte da melhoria da cooperação”, diz o novo relatório da ONU publicado nessa terça-feira.

Foto: Marcelo Cardoso/GP1Falta de água em Teresina Piauí
Falta de água em Teresina Piauí

Além disso, começa hoje em Nova York, a Conferência da Água de 2023, em que a ONU pretende alcançar compromissos mundiais para mudar o paradigma de gestão.

A ONU conclui, no documento, que a população urbana global já enfrenta escassez de água, o que irá duplicar, segundo as estimativas. Além disso, cada vez mais frequente, a “incidência de secas extremas e prolongadas” também afeta os ecossistemas. Por isso, é urgente “estabelecer mecanismos internacionais fortes para evitar que a crise global da água saia de controle”, destaca no relatório a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). “A água é o nosso futuro comum e é essencial agir para partilhar equitativamente e gerir de forma sustentável”, acrescenta.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.