Fechar
GP1

Mundo

Governo Lula não assina declaração da ONU contra ditador Daniel Ortega

O Regime de Daniel Ortega na Nicarágua foi denunciado por crimes contra a humanidade.

O Governo Lula não aderiu a uma declaração assinada por mais de 50 países condenando os crimes praticados pelo ditador da Nicarágua, Daniel Ortega. A informação foi divulgada neste domingo (05), pelo portal UOL.

A declaração foi apresentada em uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU) e o representante do Itamaraty permaneceu em silêncio. Ao contrário do Brasil, várias potências mundiais assinaram a denúncia contra o Regime de Ortega, por crimes contra a humanidade. A lista inclui Estados Unidos, Austrália, Canadá e França.

Até mesmo governos de esquerda da América Latina, como Chile, Colômbia e Peru, assinaram a declaração. O presidente do Chile, Gabriel Boric, já teceu várias críticas ao ditador, especialmente sobre a perseguição contra os opositores. No relatório, os países pedem sansões contra à ditadura e instituições ligadas ao regime.

“Os supostos abusos, que incluem execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura, privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país, não são um fenômeno isolado. Trata-se do desmantelamento deliberado das instituições democráticas e da destruição do espaço cívico e democrático”, diz o documento.

A expectativa, segundo o portal UOL, é que o Itamaraty emita uma nota, na próxima segunda-feira 6, explicando seu posicionamento.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.