Fechar
GP1

Mundo

Jornalista é preso por cobrir procissão de Páscoa na Nicarágua

A prisão do comunicador foi denunciada pela organização Alertas Libertad de Prensa Nicarágua.

O jornalista Víctor Ticay, da Nicarágua, foi preso na quinta-feira (06) depois de transmitir em sua página do Facebook uma procissão religiosa da Páscoa. A prisão do comunicador foi denunciada pela organização Alertas Libertad de Prensa Nicarágua.

Segundo a Revista Oeste, Ticay registrou o momento em que a polícia local quiz proibir a celebração religiosa, na cidade de Nadaime, região sul do país. Depois da prisão, o vídeo foi excluído da página do jornalista.

Foto: Reprodução/TwitterVíctor Ticay
Víctor Ticay

A Alertas Libertad de Prensa Nicarágua pede “a libertação imediata do jornalista e o respeito aos seus direitos fundamentais”, e enfatiza que “jornalismo não é crime”.

Pedro Vaca, relator especial para a liberdade de expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), expressou sua preocupação com a prisão de Víctor Ticay. “Segundo denúncias públicas, o jornalista Víctor Ticay teria sido detido pela Polícia da Nicarágua. A ausência do Estado de Direito e a arbitrariedade com que as autoridades se comportam aumentam a preocupação”, declarou.

As procissões da Semana Santa têm sido alvo de perseguição por parte do regime do ditador Daniel Ortega, que só autoriza celebrações no interior das igrejas.

A Nicarágua tem uma população majoritariamente católica, com cerca de 60% dos habitantes professando a fé. Ortega tem intensificado a perseguição aos católicos no país, com a prisão de sacerdotes e fiéis.

Em fevereiro deste ano, o ditador Daniel Ortega xingou a Igreja Católica de “máfia organizada do Vaticano.”

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.