Fechar
GP1

Mundo

Donald Trump é condenado por abuso sexual e deve pagar US$ 5 milhões

O ex-presidente dos EUA foi condenado pelo Tribunal do Júri de Manhattan e deve pagar indenização.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi condenado por abuso sexual e difamação, além do pagamento de US$ 5 milhões em danos compensatórios punitivos. O julgamento pelo júri federal de Manhattan aconteceu, nessa terça-feira (09), e está relacionado ao caso envolvendo a escritora e jornalista E. Jean Carroll.

A escritora alegou que Trump a estuprou na década de 1990 e que, anos depois, o ex-presidente a difamou depois que ela tornou as acusações públicas.

Donald Trump que já havia negado as acusações decidiu não exercer o direito de defesa e optou por não testemunhar. Segundo o ex-presidente, Carroll “não fazia seu tipo” e sugeriu que ela estava inventando a história para aumentar as vendas de seu livro.

Os jurados, seis homens e três mulheres, deliberaram para decidir se as ações de Trump configuravam estupro, abuso sexual ou toque forçado, contudo não consideraram que as provas apresentadas pela vítima eram capazes de configurar estupro, então decidiram condená-lo por abuso.

Já sobre o processo de difamação, os jurados foram questionados separadamente.

Entenda o caso

Segundo a jornalista E. Jean Carroll, em meados da década de 1990, ela esbarrou em Trump em uma loja Bergdorf’s, enquanto ele estava comprando um presente para outra mulher. A escritora contou então que concordou em ajudar o ex-presidente a escolher um presente e os dois olharam uma lingerie antes que ele a convencesse a ir a um camarim. Lá, de acordo com Caroll, Trump teria batido a cabeça dela contra a parede e a estuprado.

Contudo, em seu testemunho, ela afirmou que não conseguia se lembrar da data ou do ano exato em que teria ocorrido o estupro.

Dois amigos da jornalista disseram que ela contou a eles sobre o suposto estupro na época, mas que os fez jurar segredo, porque temia que Trump usasse sua fama e riqueza para fazer retaliações contra eles.

Eleições presidenciais americanas em 2024

Donald Trump foi presidente dos EUA de 2017 a 2021 e é o favorito nas atuais pesquisas de opinião para a eleição presidencial do ano que vem (2024). No entanto, a condenação por abuso sexual acabou de se tornar mais um problema na sua corrida presidencial.

Isso porque, além do julgamento concluído hoje, Trump também está sendo investigado em outros casos, como por exemplo, os seus supostos esforços para anular sua derrota nas eleições de 2020.

Com informações do repórter Pedro Oliveira

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.