Fechar
GP1

Mundo

General que capturou Che Guevara morre aos 84 anos na Bolívia

O general Salmón liderou a patrulha que capturou Che Guevara no sudoeste da Bolívia em 1967.

O general Gary Prado Salmón, que ficou conhecido por capturar o guerrilheiro Che Guevara, morreu no sábado (6) aos 84 anos, na Bolívia. Ele estava internado desde abril por problemas de saúde. A notícia foi confirmada por seu filho Cary Prado, que escreveu nas redes sociais uma homenagem ao pai, agradecendo aos que apoiaram a família durante esse momento difícil.

O general Salmón liderou a patrulha que capturou Che Guevara no sudoeste da Bolívia em 1967. No dia seguinte, o guerrilheiro foi executado por ordem do exército boliviano.

Foto: EFE/Javier AliagaGeneral Gary Prado Salmón
General Gary Prado Salmón

O Congresso boliviano nomeou Salmón herói nacional naquele mesmo ano. O governo militar da Bolívia, liderado pelo general René Barrientos, considerou a guerrilha uma invasão estrangeira.

Che Guevara, que contou com o apoio da ditadura comunista cubana para formar a guerrilha em território boliviano, tinha como missão derrubar o governo local para implantar um regime similar ao cubano. Em entrevista à revista Crusoé, Salmón declarou ter visto um homem acabado e desmoralizado quando capturou Che Guevara.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.