Fechar
GP1

Mundo

Grupo Wagner x Rússia: quem são os paramilitares rebeldes

O grupo protagonizou um motim nesse final de semana na Rússia, após desavenças com o Kremlin.

O Grupo Wagner é um grupo russo de mercenários, liderado por Yevgeny Prigozhin, que luta na guerra da Ucrânia ao lado das tropas de Moscou. Mas, no último sábado (24), o grupo protagonizou uma rebelião contra a própria Rússia.

Essa rebelião teve início na sexta, quando o grupo Wagner fez duras críticas ao Ministério da Defesa russo, afirmando que a versão do Kremlin para explicar a guerra na Ucrânia é “mentira inventada” No sábado, o líder da organização acusou o Ministério de ter bombardeado com mísseis algumas bases de sua organização, levando à morte de vários combatentes. Então, o grupo ocupou as forças armadas da cidade de Rostov-on-Dom e afirmaram ter tomado.

No entanto, após mediação do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, o grupo Wagner recuou e deixou a cidade de Rostov.

A origem do grupo Wagner

O Grupo Wagner é liderado pelo oligarca Yevgeny Prigozhin e foi fundado em 2014. Constituído como uma empresa privada, estima-se que a organização tenha cerca de 20 mil funcionários.

Uma das primeiras missões que a equipe realizou foi na península da Crimeia, quando mercenários com uniformes sem identificação ajudaram forças separatistas apoiadas pela Rússia a tomar a região, em 2014. A organização paramilitar chegou a ser alvo de sanções dos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia.

Em fevereiro de 2022, após a invasão da Ucrânia pela Rússia, o governo Putin usou os mercenários no conflito. A participação deles ocorreu em batalhas importantes, como em Bakhmut, cidade no leste ucraniano.

A organização paramilitar também já atuou na África, reforçando a segurança de mineradoras russas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.