Fechar
GP1

Mundo

Zelensky encontra resistência para entrada da Ucrânia na Otan

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, se posicionou contrário a adesão do país na organização.

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, disse nesta terça-feira (11) que será “um absurdo” se a Organização do Tratado do Atlântico Norte não permitir a candidatura da Ucrânia para entrada na Otan. Países como os Estados Unidos vêm mostrando resistência à entrada do país na organização.

A Otan iniciou nesta terça-feira (11), uma reunião de cúpula, na Lituânia, e pretende enviar uma decisão sobre a adesão da Ucrânia e também da Suécia. O secretário-geral da aliança militar, Jens Stoltenberg, afirmou que a decisão será positiva. “Vamos enviar uma mensagem clara, uma mensagem positiva, sobre o caminho que temos pela frente”, afirmou Stoltenberg.

Foto: Reprodução/FacebookJoe Biden
Joe Biden

Líderes de todos os países membros da Otan estão reunidos na Lituânia. Neste ano, Zelensky foi convidado pela primeira vez a participar da reunião. A expectativa, porém, é de que a organização adie a abertura da candidatura para Kiev, alegando que isso pode elevar os riscos de uma Terceira Guerra Mundial.

Na semana passada o presidente dos EUA, Joe Biden, declarou que a adesão do país ucraniano não deve acontecer nesse momento. “Se a guerra está em andamento, estaremos todos em guerra contra a Rússia se a Ucrânia entrar na Otan agora”, declarou Biden. Apesar de aprovar o envio de bombas de fragmentação ao exército ucraniano, os EUA lideram os países contrários à entrada da Ucrânia na Otan.

Zelensky vinha esperando que a Otan oferecesse uma via rápida de entrada, mas se deparou com uma opinião contrária do seu maior aliado no Ocidente, os EUA. Para ingressar na aliança, o país deve seguir uma série de requisitos e aguardar uma votação por unanimidade dos membros. O processo pode durar até dois anos. A legislação prevê que em caso de urgência e com todos os sócios de acordo, um país pode entrar mais rapidamente.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.