Fechar
GP1

Mundo

Ucrânia anuncia bloqueio de embarcações no Mar Negro

A tensão no Mar Negro acontece após Vladimir Putin não renovar acordo de transporte de grãos com Kiev.

A Ucrânia anunciou na quinta-feira (20), que passou a considerar qualquer navio em trânsito para a Rússia ou se deslocando para áreas ocupadas por ela, pelo Mar Negro, um alvo militar. A medida é uma resposta a uma mesma decisão feita pelo país russo na última quarta-feira (19) e acontece em meio a ataques em portos ucranianos.

As tensões marítimas e ameaça de confronto no Mar Negro entre os dois países acontece depois que o presidente russo, Vladmir Putin, resolveu não renovar o acordo que permitia a passagem de embarcações que transportavam fertilizantes e alimentos sem ameaça de ataques mesmo com os países em guerra.

A Ucrânia pediu proteção militar da Turquia, país que é membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e controla a entrada e a saída do Mar Negro no Estreito de Bósforo. O pedido foi feito para que fosse possível continuar os transportes, porém a Rússia respondeu as tentativas de ajuda, atacando os portos em Odessa.

O Ministério da Defesa da Ucrânia, durante o anúncio, lembrou do afundamento do cruzador russo, Moskva, que era pertencente à frota do Mar Negro baseada na Crimeia, região que foi anexada pela Rússia em 2014. “O destino do Moskva prova que as forças de defesa da Ucrânia têm os meios necessários para repelir a agressão russa no mar”, diz trecho da nota.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.