Fechar
GP1

Mundo

Holanda e Dinamarca aceitam fornecer jatos F-16 para ajudar Ucrânia

O acordo foi selado após autorização dos EUA, que é o país produtor desses modelos de caça.

Os governos da Dinamarca e da Holanda fornecerão jatos de caça modelo F-16 à Ucrânia para ajudar o país na guerra contra a Rússia. O acordo foi selado, após os dois países receberem o aval dos EUA, que são os produtores desse modelo de aeronave. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou o trato como “histórico”.

Os F-16 são aeronaves a jato, multifuncionais e monomotores, podendo ser usadas ​​em missões no ar ou de ataque ao solo. Há tempos, a Ucrânia vem pedindo os caças aos seus aliados do Ocidente, para tentar garantir uma vantagem em combate. Recentemente, Kiev lançou sua contraofensiva contra as forças do Kremlin, mas a contraofensiva foi prejudicada pela superioridade numérica da Rússia.

Foto: Reprodução/TwitterZelensky diz que os pilotos e engenheiros de seu país já iniciaram os treinamentos para pilotar as naves
Zelensky diz que os pilotos e engenheiros de seu país já iniciaram os treinamentos para pilotar as naves

Em uma coletiva de imprensa conjunta com Zelensky, no aeroporto de Eindhoven, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que seu país se “comprometeria a entregar as aeronaves F-16 à Ucrânia” assim que “as condições para tal transferência fossem atendidas”.

Entre as condições para a transferência estão o treinamento de pessoal ucraniano, instalação de infraestrutura e logística e recebimento da autorização necessária.

O premiê holandês falou sobre o número de caças disponíveis em seu país. “Neste momento, a Holanda ainda possui 42 F-16. Desses 42, precisamos de aviões para ajudar no treinamento na Dinamarca e posteriormente na Romênia”, afirmou Rutte.

Ele destacou ainda que a Holanda analisaria se todos os aviões restantes poderiam ser fornecidos e afirmou que ainda não podia fornecer um número definitivo. Já a confirmação da Dinamarca veio através de seu Ministério das Relações Exteriores, em comunicado publicado neste domingo (20).

Zelensky viajou para a Dinamarca neste domingo, horas após o anúncio. O presidente da Ucrânia informou que se reunirá com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, com a família real, com membros do parlamento dinamarquês e com líderes empresariais.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.