Fechar
GP1

Mundo

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 7,5

O governo pediu que a população ficasse em alerta e que os moradores da região deixassem suas casas.

Um terremoto de magnitude 7,5 atingiu o Japão nesta segunda-feira (01). Por conta disso, a Agência Meteorológica do país emitiu um alerta de “grande tsunami” nas regiões costeiras do oeste do país.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto teve profundidade de 10 quilômetros e ocorreu na província de Ishikawa. A imprensa japonesa informou que ondas de um metro de altura já atingiram a costa, e podem aumentar ao longo do dia.

O primeiro-ministro do país, Fumio Kishida, pediu que a população fique em “alerta” para outros terremotos e que os moradores das regiões atingidas deixassem suas casas. Pelo menos 36 mil residências ficaram sem luz no Japão e várias ruas e prédios apresentaram estragos.

É a primeira vez que o país emite esse alerta desde março de 2011, quando um terremoto provocou um tsunami de mais de 10 metros de altura. Na ocasião, cerca de 20 mil pessoas foram afetadas no desastre, que também atingiu a usina nuclear de Fukushima.

Fim do perigo

Horas depois do alerta, o Serviço Geológico dos EUA declarou que a chance de ondas de até cinco metros de altura foi definitivamente afastada. Agora, o foco do governo japonês está em estabelecer o grau de destruição no país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.