Fechar
GP1

Mundo

Coreia do Norte realiza teste de armas nucleares subaquáticas

A ação ocorreu como retaliação a exercícios militares feitos pelos EUA, Japão e Coreia do Sul.

A Coreia do Norte fez um teste de seu novo sistema de armas nucleares subaquáticas. A ação foi um protesto contra os exercícios militares feitos nesta semana pela Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira (19) pela agência de notícias estatal KCNA. Segundo o Ministério da Defesa do país, os exercícios “ameaçaram seriamente a segurança” da Coreia do Norte, o que motivou a realização de um teste do sistema de armas nucleares ‘Haeil-5-23’.

O ministério não revelou a data exata da ação, mas garantiu que “a postura de contra-ataque submarino baseada em armas nucleares está sendo ainda mais refinada”. O novo sistema foi testado pela primeira vez em março de 2023, quando a mídia estatal afirmou que sua intenção era realizar ataques furtivos em águas inimigas e destruir grupos de ataque rival.

Nos últimos meses, a situação na Península Coreana piorou, com os dois lados abandonando um acordo para conter a tensão. Na semana passada, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Um, disse que o “Sul é seu principal inimigo” e ameaçou guerra se Seul invadisse “mesmo 0,001 milímetro” de seu território.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.