Fechar
GP1

Mundo

EUA avaliam sanções contra Venezuela após inelegibilidade de María Corina

O tribunal do país rejeitou um recurso da ex-deputada, a mantendo fora das eleições por 15 anos.

O Departamento de Estados dos EUA divulgou, no sábado (27), que o governo do presidente Joe Biden está avaliando retomar sanções econômicas contra a Venezuela, após o país manter a inelegibilidade da líder da oposição, María Corina Machado.

“A decisão é muito preocupante e contradiz os compromissos assumidos por Maduro”, disse o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, se referindo ao compromisso assumido pelo ditador em permitir as eleições livres no país, neste ano.

O tribunal venezuelano rejeitou um recurso da ex-deputada, mantendo a candidata fora das eleições por 15 anos. Desta maneira María Corina fica impedida de concorrer à eleição de 2023. Pesquisas de intenção de voto no país venezuelano, mostram a mulher à frente do ditador Nicolás Maduro.

Além disso, Corin obteve 92% dos votos nas eleições primárias do seu partido, mesmo impedida pela Controladoria de Justiça da Venezuela. A inabilidade da candidata começou na Controladoria, porém a Constituição estabelece que apenas uma sentença judicial “definitiva” pode impedir a candidatura à presidência. Por esse motivo, o “STF” da Venezuela precisou ser acionado.

A Controladoria afirmou que Corina tinha “irregularidades administrativas” do período em que ela foi deputada (2011-2014). A ditadura de Maduro a acusou de participar de “uma rede de corrupção”, cuja liderança era do presidente interino da Venezuela entre janeiro de 2019 a janeiro de 2023, Juan Guaidó.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.