Fechar
GP1

Mundo

Suprema Corte dos EUA vai decidir se Donald Trump pode concorrer às eleições

O tribunal agendou as sustentações orais para o próximo dia 8 de fevereiro.

A Suprema Corte dos Estados Unidos anunciou, nesta sexta-feira (05), que irá considerar o processo que determinará se Donald Trump pode concorrer à presidência no estado do Colorado. O tribunal agendou as sustentações orais para o próximo dia 8 de fevereiro.

A decisão da Justiça do Colorado, tomada em 19 de dezembro do ano passado, proibiu Trump de participar das eleições deste ano sob a alegação de seu suposto envolvimento em uma insurreição ao não aceitar a derrota para Joe Biden em 2020. Essa sentença, embora não impeça sua participação na eleição presidencial de 5 de novembro, exclui seu nome das cédulas de votação para a primária do Partido Republicano no Estado, devido à sua validade estadual.

Diante dessa decisão, em 3 de janeiro, o ex-presidente apresentou um recurso à Suprema Corte buscando reverter a proibição imposta pelo Colorado. A rapidez da decisão é crucial, uma vez que o processo das primárias já está em andamento, conforme relatado pelo jornal The New York Times.

Além do Colorado, Trump também se tornou inelegível no estado do Maine, e ele busca reverter essa decisão no Tribunal Superior do Estado norte-americano.

A decisão da Suprema Corte sobre a elegibilidade de Trump atrai grande atenção nos Estados Unidos, uma vez que poderia estabelecer um precedente para iniciativas semelhantes em outros estados, como Michigan, onde o resultado pode ter implicações significativas para as eleições.

Vale ressaltar que a sentença proferida pelo Colorado está fundamentada em uma cláusula da Constituição dos Estados Unidos que veta a ocupação de cargos públicos por indivíduos que tenham participado de uma insurreição enquanto estavam no poder, uma regra que remonta à época da Guerra Civil norte-americana. A Suprema Corte deverá analisar cuidadosamente os argumentos apresentados antes de tomar uma decisão que pode ter ramificações políticas significativas nos Estados Unidos.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.