Fechar
GP1

Mundo

Argentina deve atingir a mais alta inflação desde 1990

Agência oficial de estatísticas da Argentina, Indec, divulgará os dados oficiais na quinta-feira (11).

A Argentina pode chegar a uma inflação mensal de 28% em dezembro, de acordo com especialistas consultados pela Reuters. Se confirmada, essa será a maior taxa mensal desde o início de 1990. A inflação anual do país deve chegar a 200%, uma das mais altas do mundo.

A projeção é baseada na mediana das previsões de 20 analistas locais e estrangeiros. As estimativas variam de 16,9% a um pico de 31,5% para o mês de dezembro. A agência oficial de estatísticas da Argentina, Indec, divulgará os dados oficiais na quinta-feira (11).

No centro dessa crise econômica estão as medidas anunciadas em dezembro pelo novo presidente do país, Javier Milei. Uma das principais medidas é a forte desvalorização do peso argentino, que acabou por acelerar o aumento dos preços.

A inflação galopante na Argentina tem aumentado nos últimos anos devido a fatores como profundos déficits fiscais, baixa confiança no peso e a impressão de dinheiro para financiar o governo. O resultado é a pior crise econômica que o país enfrenta em duas décadas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.