Fechar
GP1

Mundo

Bukele deve se reeleger após extinguir criminalidade em El Salvador

O candidato da direita impressiona após conseguir diminuir a taxas de homicídio em todo o país.

A população de El Salvador vai à Assembleia neste domingo (04) para escolher o presidente e mais 60 deputados. O favorito na corrida presidencial é Nayib Bukele, que é atualmente o presidente do país.

O país da América Central vivem atualmente em estado de exceção desde 2022, após o presidente Bukele mandar prender mais de 70 mil pessoas sob suspeita de pertencerem a gangues. Além disso, ele também conseguiu reduzir a quase zero os índices de criminalidade de El Salvador e construiu um Centro de Confinamento do Terrorismo, uma prisão de segurança máxima.

Antes do presidente, a taxa de homicídio do país era de 107 mortes a cada 100 mil habitantes. Após as medidas de Bukele, El Salvado conseguiu chegar ao número de 2,3 mortes por 100 mil habitantes. Mesmo com os resultados, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos desaprova o modelo de encarceramento do presidente.

De acordo com as pesquisas, o atual presidente possui mais de 80% de intensão dos votos. De acordo com pesquisa da Universidad Centroamericana José Simeón Cañas, o partido de Bukele possui 81,9% dos votos. Para que os partidos concorram, é necessário ter pelo menos 50 mil votos válidos.

Novas Ideias (Bukele) – 81,9%

Fmln – 4,2%

Arena – 3,4%

Nosso Tempo – 2,5%

Força Solidária – 1,1%

Frente Patriótica Salvadorenha – 1%

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.