Fechar
GP1

Mundo

"Viciado pelo poder", diz Zelensky após vitória de Putin na Rússia

Em vídeo publicado neste domingo, Zelensky afirmou que Putin faz de tudo para se preservar no poder.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, manifestou-se, em suas redes sociais, no fim da tarde deste domingo (17), sobre a reeleição de Vladimir Putin na eleição presidencial da Rússia. Segundo o ucraniano, o presidente russo é “viciado pelo poder”.

“O ditador russo está simulando outra eleição. Todos no mundo entendem que essa figura, como frequentemente acontece na história, se tornou viciado pelo poder e está fazendo o que pode para governar para sempre. Não há mal que ele não cometerá para prolongar seu poder e não há ninguém no mundo a salvo disso”, afirmou Zelensky na mensagem.

Foto: Reprodução/XVolodymyr Zelensky durante pronunciamento sobre vitória de Putin neste domingo (17)
Volodymyr Zelensky durante pronunciamento sobre vitória de Putin neste domingo (17)

No fim de sua fala durante o vídeo, Zelensky propôs a prisão de Putin, através do Tribunal de Haia, órgão que julga crimes graves no âmbito do Direito Internacional, quando o judiciário de algum país falha em impor a justiça. “Esta imitação de eleição não tem legitimidade e nem poderia ter. Esta figura deve acabar encarcerada em Haia”, destacou Zelensky.

Putin foi eleito pela quinta vez na Rússia e segue no poder até 2030, podendo se tornar o líder mais longevo da história, ultrapassando o mandato de Stalin. Os primeiros resultados mostraram que Putin obteve 88% dos votos, em uma disputa na qual teve aliados como concorrentes e que chegaram a dar declarações públicas de apoio a ele.

Conflito Ucrânia x Rússia

A reeleição de Putin e as declarações de Zelensky a respeito devem acirrar e prolongar ainda mais a guerra entre Rússia e Ucrânia, um conflito que teve seu episódio mais recente deflagrado em 22 de fevereiro de 2022, perdurando até hoje.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.