Fechar
GP1

Mundo

Vladimir Putin vence eleição na Rússia e ficará no poder até 2030

O governante está no poder há 24 anos, desde que era primeiro-ministro, e é o mais longevo desde Stalin.

De acordo com os primeiros resultados oficiais, Vladimir Putin venceu novamente as eleições presidenciais na Rússia com aproximadamente 88% dos votos e, com isso, deve permanecer no poder até 2030. A TV estatal Russia-24 é a responsável pela divulgação dos números iniciais.

A votação, que iniciou na sexta-feira (15) e terminou por volta das 15h (horário de Brasília) deste domingo (17), confirmou o favoritismo de Putin, que, na realidade, não tinha adversários diretos. Grande parte da comunidade global admite que os opositores do líder russo são fantoches colocados por ele próprio e que chegaram a dar declarações públicas a favor dele.

Por se tratar do maior país do mundo em extensão territorial, a Rússia adotou sistema de votação em três dias diferentes para dar conta das diversas regiões com 11 fusos horários diferentes. São cerca de 114 milhões de eleitores, incluindo ucranianos convocados a votar nos territórios ocupados por tropas russas.

Único opositor morreu

O líder da oposição na Rússia, Alexei Navalny, morreu aos 47 anos, dentro da cadeia, onde cumpria pena de 30 anos por diversas condenações. Ele era o principal opositor e crítico de Vladimir Putin.

Alexei Navalni estava preso desde 2021, quando voltou da Alemanha após tratar os efeitos de um envenenamento sofrido na Sibéria em 2020. Ele acusou Putin diretamente pela ação, reforçando sua posição de maior opositor do líder russo.

O mais longevo governante da Rússia após Stalin

Considerando o período em que era primeiro-ministro, Vladimir Putin está no poder há 24 anos e, após o resultado desse domingo (17), se tornará o governante com mais tempo no poder na Rússia desde Josef Stalin, que comandou durante 30 anos, quando a região ainda era a chamada União Soviética.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.