Fechar
GP1

Mundo

Governadores de SP e Goiás pedem desculpa a Israel por falas de Lula

“Peço desculpas em nome do meu povo, de nós, brasileiros”, afirmou o governador Fernando Caiado.

Os governadores de São Paulo, Tarcísio Freitas e de Goiás, Ronaldo Caiado, pediram desculpa ao presidente de Israel, Isaac Herzog e também ao primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, pelas falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ele comparou as ações militares israelenses ao Holocausto, massacre promovido pelo exército nazista de Adolf Hitler contra os judeus na Segunda Guerra Mundial.

Os políticos brasileiros foram até o país para se encontrarem com as autoridades israelenses e tiveram reuniões separadas com o presidente e com Netanyahu, nessa terça-feira (19). Os governadores viajaram no domingo (17) e voltarão ao Brasil na sexta-feira (22).

A post shared by Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado)

“Peço desculpas em nome do meu povo, de nós, brasileiros, pelas declarações feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, ao desconhecer totalmente a história, fez uma comparação, a mais desastrosa possível, agredindo o povo judeu”, disse Caiado para o presidente de Israel.

Em outro momento, o governador de São Paulo ainda destacou que os dois foram muito bem recebidos pelo primeiro-ministro israelense, que recentemente declarou Lula como persona non grata no país.

“Externei a minha solidariedade ao povo de Israel e sinceros votos de sucesso nas negociações para trazer de volta os reféns para suas casas, além da nossa torcida para que seja pavimentado um caminho para a paz”, escreveu Tarcísio, fazendo menção à guerra.

Netanyahu também estendeu o convite para que Jair Bolsonaro, visite o país. O ex-presidente não pode viajar por estar com o passaporte apreendido pela Polícia Federal, por causa da operação Tempus Veritatis.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.