Fechar
GP1

Mundo

Papa Francisco preside Missa de Domingo de Páscoa no Vaticano

Após a missa, Jorge Bergoglio percorreu a praça no papamóvel, ajudando os fieis presentes.

O Papa Francisco presidiu na manhã deste domingo (31), Missa de Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano, antes da bênção “urbi et orbi”, como parte das celebrações da Semana Santa católica. A cerimônia teve inicio por volta das 10h00 ( 7h no horário de Brasília) e foi transmitida ao vivo para todo o mundo, para cerca de 1,3 bilhão de fieis.

A celebração iniciou-se com o tradicional rito do ‘resurrexit’ (ressuscitou), que incluiu a abertura dos paineis laterais do ícone do Santíssimo Salvador, ao canto do “Aleluia”. Mais de 350 cardeais, bispos e padres também estão presentes e compartilham a liturgia com o Pontífice.

A post shared by Vatican News em português (@vaticannewspt)

Vestido de branco, o Papa argentino chegou em uma cadeira de rodas até o altar, decorado como todos os anos com uma multidão de adornos florais. A decoração floral da Praça São Pedro foi montada graças à contribuição dos Floristas Holandeses com a colaboração dos trabalhadores do Serviço de Jardins e Ambiente.

Após a missa, Jorge Bergoglio percorreu a praça no papamóvel, ajudando os fieis presentes.

Na última sexta-feira, o Papa Francisco cancelou de última hora sua participação no tradicional Via Crucis no Coliseu, em meio a preocupações sobre a saúde do pontífice de 87 anos. O Vaticano justificou a decisão como uma medida para preservar sua saúde antes das celebrações do Sábado Santo e da Missa de Páscoa.

No entanto, o Pontífice conduziu a cerimônia do Sábado Santo normalmente, sem demonstrar sinais de fadiga, diante de uma audiência de 6.000 fieis. Durante a liturgia, ele denunciou os males do egoísmo e da indiferença, bem como as atrocidades da guerra.

Após a cerimônia, Papa Francisco percorreu a basílica em uma cadeira de rodas, cumprimentando e abençoando os fieis. O cancelamento repentino e a comunicação lacônica do Vaticano aumentaram as preocupações sobre a saúde do Papa, que já havia cancelado sua participação no Via Crucis em 2023 devido a uma hospitalização por bronquite.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.