Fechar
GP1

Mundo

China financia mais de 100 sites para espalhar propaganda comunista

Informação consta em um estudo do Citizen Lab, centro de pesquisa da Universidade de Toronto.

Um estudo do Citizen Lab, centro de pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá, divulgado no início de fevereiro, revelou que o Governo da China tem financiado mais de 100 sites de notícias, espalhados por 30 países, entre eles o Brasil, para disseminar desinformação e ataques pessoais contra opositores do regime comunista de Xi Jinping.

Intitulado “Paperwall: sites chineses que se passam por mídia local visam públicos globais com conteúdo pró-Pequim”, o estudo revela como a campanha, que também foi batizada pelo grupo de pesquisa como Paperwall, utiliza técnicas de engenharia social e manipulação de conteúdo para influenciar a opinião pública.

Foto: Marcos Corrêa/Presidência da RepúblicaXi Jinping
Xi Jinping

O estudo foi desenvolvido após um jornal italiano divulgar a existência de seis sites de notícias locais que estavam sendo usados no país para disseminar propaganda chinesa. Tais veículos não estavam devidamente registrados, conforme exigido pela legislação italiana.

O Citizen Lab identificou a existência de, ao todo, 123 sites de notícias distribuídos por 30 países diferentes. De acordo com a pesquisa, todos esses sítios eletrônicos eram controlados por uma empresa de relações públicas sediada em Shenzhen, na China.

Ainda conforme o estudo, nos referidos sites era comum encontrar ataques pessoais contra figuras hostilizadas pelo regime chinês, incluindo pesquisadores que alegam que o vírus da covid-19 foi criado em um laboratório chinês, além de militantes políticos perseguidos no país.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.