Fechar
GP1

Política

Assis Carvalho diz que PT terá chapa pura na disputa para deputado

O assunto tem sido amplamente discutido, pois a chapa proporcional, abriria espaço para outros partidos, o que era defendido pelo governador Wellington Dias.

O Partido dos Trabalhadores vai para as eleição de 2018, pelo menos na disputa para deputado estadual, com uma chapa pura. A decisão foi confirmada pelo presidente estadual do PT no Piauí, o deputado federal Assis Carvalho nesta terça-feira (6). O assunto tem sido alvo de discussões, pois a chapa proporcional, abriria espaço para outros partidos, o que era defendido pelo governador Wellington Dias.

Assis Carvalho explicou que a decisão já foi tomada. “Do ponto de vista da chapa para deputado estadual, temos uma decisão já votada pelo diretório. O PT vai sair em chapa pura”, afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Deputado Assis CarvalhoDeputado Assis Carvalho

A decisão pode causar atritos, já que alguns partidos, como o Progressistas, que tem como presidente nacional o senador Ciro Nogueira, esperava contar com o PT para os cargos proporcionais. O deputado federal explicou que é o seu partido que define como irá se apresentar na eleição.

“A posição do senador Ciro [de querer a coligação proporcional] é compreensível do ponto de vista que os partidos precisam ter uma liberdade para montar sua melhor tática e estratégia. O PT respeita os partidos aliados e só pede deles as mesmas condições de respeito. Assim como todos os partidos possuem o direito de se organizar da melhor forma, o PT também fará isso”, destacou.

Coligação proporcional

No caso dos deputados, o sistema é proporcional e os escolhidos são definidos após alguns cálculos. Na hora da totalização dos votos, a Justiça Eleitoral exclui os votos brancos e nulos para fazer a divisão das vagas, calculando o chamado o quociente eleitoral.

É o número de votos que cada partido ou coligação precisa alcançar para conseguir uma cadeira no Legislativo. São considerados eleitos os primeiros candidatos de cada partido ou coligação, por causa disso nem sempre os candidatos que recebem mais votos acabam eleitos. Se o candidato estiver em uma chapa com muitos candidatos bem votados é possível que ele não consiga se eleger mesmo tendo mais votos do que adversários de outros partidos ou coligações que conquistam vagas devido à configuração interna de suas chapas.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.