Fechar
GP1

Economia e Negócios

Boeing fabricou falsas alegações para encerrar negociação, diz Embraer

As empresas haviam anunciado o acordo de US$ 4,2 bilhões em julho de 2018 e o fim das conversas deixa a empresa brasileira em situação delicada.

Em uma dura nota de resposta à Boeing, que desistiu de comprar a área de aviação comercial Embraer, a empresa brasileira disse acreditar firmemente que a Boeing rescindiu indevidamente o acordo global da operação (MTA). Segundo a Embraer, a companhia norte-americana "fabricou falsas alegações" como pretexto para tentar evitar os compromissos para concluir a transação e pagar à companhia o valor da compra.

As empresas haviam anunciado o acordo de US$ 4,2 bilhões em julho de 2018 e o fim das conversas deixa a empresa brasileira em situação delicada.

A Embraer disse que a Boeing adotou um "padrão sistemático de atraso e violações repetidas" ao acordo, devido à "falta de vontade" em concluir a transação. A fabricante brasileira disse ainda que a condição financeira da Boeing, o programa 737 MAX e "outros problemas comerciais e de reputação" também seriam os motivos pela desistência do acordo entre ambas.

A Embraer, que informou acreditar estar em conformidade com suas obrigações no acordo e ter cumprido com todas as condições necessárias até a data da última sexta-feira, 24 (prazo final para conclusão), disse que buscará todas as medidas cabíveis contra a Boeing pelos danos sofridos.

Na nota, a Embraer enfatizou seu histórico como empresa bem sucedida, eficiente, diversificada e verticalmente integrada, com sucesso no atendimento a clientes com produtos e serviços, construídos em uma base sólida de recursos industriais e de engenharia.

"A empresa é uma exportadora e desenvolvedora de tecnologia, com atuação global em aviação de defesa, executiva e comercial", afirma, em nota.

A Embraer ainda fez uma mensagem aos funcionários em que destacou o orgulho com sua trajetória. "Nossa história de mais de 50 anos está alinhada com muitas vitórias, mas também com alguns momentos difíceis. Todos eles foram superados. E é exatamente isso que vamos fazer novamente. Superar esses desafios com força e determinação."

Boeing: culpa é da Embraer

Em meio a maior crise de sua história - que envolve dois acidentes com seu principal avião, o 737 MAX, e a paralisação do setor aéreo em decorrência da pandemia da covid-19 -, a Boeing anunciou que encerrou as negociações para comprar a divisão de aviação comercial da Embraer.

A Boeing responsabilizou a Embraer pela não conclusão do negócio. Em nota, a americana afirmou que “exerceu seu direito de rescindir (o contrato) após a Embraer não ter atendido as condições necessárias”, mas não especificou quais eram essas condições.

“A Boeing trabalhou diligentemente nos últimos dois anos para concluir a transação com a Embraer. Há vários meses temos mantido negociações produtivas a respeito de condições do contrato que não foram atendidas, mas em última instância, essas negociações não foram bem-sucedidas”, disse Marc Allen, presidente da Boeing para a parceria com a Embraer e operações do grupo.

"É uma decepção profunda. Entretanto, chegamos a um ponto em que continuar negociando dentro do escopo do acordo não irá solucionar as questões pendentes", acrescentou, em nota.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Boeing desiste de comprar área de aviação comercial da Embraer

Cade aprova sem restrições compra de parte da Embraer pela Boeing

Decisão liminar da Justiça suspende operação entre Boeing e Embraer

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.