Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Casos de covid-19 caíram 38% na última semana em Teresina, diz Firmino

Apesar do número total de casos ter aumentado na Capital, o crescimento por semana apresentou uma queda.

A média estimada de crescimento do número de pessoas infectadas pela Covid-19 em Teresina caiu de 60% para 38% na última semana, segundo dados da 4ª etapa da pesquisa de investigação sorológica, realizada pela Prefeitura de Teresina, em parceria com o Instituto Opinar. A sondagem, feita no período de 08 a 10 deste mês, mostrou que a cidade conta com 17.297 pessoas infectadas pela covid-19, um índice de 2%.

Apesar do número total de casos ter aumentado na Capital, o crescimento por semana apresentou uma queda. Os dados foram repassados pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) durante videoconferência, realizada na tarde desta terça-feira (12), com jornalistas. “Houve essa queda, mas é bom que se diga que não podemos relaxar no isolamento social. É necessários manter essas medidas de distanciamento, o uso de máscaras, de álcool em gel, ter a higiene pessoal, lavar as mãos. Mas o isolamento tem se mostrado a medida mais eficaz”, destacou o prefeito.

  • Foto: Divulgação/AscomComparação do crescimento de casos estimados por semanaComparação do crescimento de casos estimados por semana

Testes rápidos

O prefeito também se prenunciou sobre a reclamação dos empresários que prestam serviços essenciais e que afirmam não ter condições financeiras de realizar testes rápidos nos funcionários como foi determinado em novo decreto municipal. Eles ponderam que a crise trazida pela pandemia abalou a vida econômica de seus estabelecimentos.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Prefeito Firmino FilhoPrefeito Firmino Filho

Firmino afirmou que as empresas que terão que fazer as testagens estão em situação privilegiada em relação as demais, uma vez que, não foram atingidas pelo decreto de isolamento que obrigou as demais empresas a paralisarem as atividades.

“Nós estamos pedindo as empresas que estão funcionando e, que portanto, estão tendo receita, para fazer testes em seus funcionários. Ou seja, não estamos cobrando isso de quem não está funcionado e sim das farmácias, supermercados, lotéricas, bancos que estão abertos e tendo receita. Então estamos pedindo a esses empresários essa colaboração com testes até para facilitar no processo de retomada das atividades comerciais, para que tenhamos uma noção de como está o cenário”, disse o prefeito.

Lockdown

Firmino Filho disse ainda que não tem definições sobre a possibilidade de adotar o bloqueio total das atividades, o chamado lockdown. “Não tem nada definido ainda, só muita conversa. Para que não seja preciso adotar essa medida estamos insistindo para que as pessoas obedeçam ao isolamento social”, repetiu o chefe do Palácio da Cidade.

Confira a pesquisa completa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Firmino Filho autoriza funcionamento de escritórios de advocacia

Covid-19: Firmino Filho admite fazer rodízio de veículos em Teresina

Firmino Filho proíbe venda de eletrodomésticos em hipermercados de Teresina

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.