Fechar
GP1

Piauí

Comissão da OAB acompanha prisão de advogados na operação Déspota

Um dos advogados foi identificado como Igor Martins.

Dois advogados foram presos, nesta quinta-feira (14), por suspeita de envolvimento no esquema fraudulento na prefeitura de Redenção de Gurgueia. A presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Roberta Oliveira, afirmou ao GP1 que desde as 5h da manhã estão acompanhando as diligências.
Imagem: Lucas Dias/GP1Advogada Roberta Oliveira(Imagem:Lucas Dias/GP1)Advogada Roberta Oliveira
“Nós recebemos o comunicado ontem à noite que haveriam buscas nos escritórios dos advogados e como ordem [OAB], é nosso dever acompanhar os cumprimentos, no caso, os mandados de prisão, um temporário e um preventivo”, ressaltou.

Um dos advogados, identificado por Igor Martins foi encaminhado para a Central de Flagrantes e o outro, identificado apenas como Thiago, está prestando depoimento na sede do Gaeco. “Eles foram presos após uma investigação originária do Ministério Público do Estado do Piauí (MPE-PI), através da Gaeco [Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado], supostamente por fraude em licitações, entre outros crimes”, declarou.

Imagem: DivulgaçãoAdvogado Igor Martins(Imagem:Divulgação)Advogado Igor Martins
As diligências são da Operação Déspota, deflagrada na Capital e no interior, em ação conjunta com as Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

OAB

O GP1 também entrou em contato com o presidente da OAB seccional Piauí, Chico Lucas. “A OAB, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas dos Advogados está acompanhando toda a ação. Esta comissão vai fazer as avaliações necessárias e encaminhar o caso ao Tribunal de Ética e Disciplina”, explicou.
Imagem: Lucas Dias/GP1Chico Lucas(Imagem:Lucas Dias/GP1)Chico Lucas

Outras prisões

O prefeito Delano de Oliveira Parente Sousa (PP) e o pai, o secretário municipal de infraestrutura, Aldenes de Sousa Nunes também foram presos. Além deles, o vereador Francisco das Chagas Macedo de Andrade (PcdoB); alguns secretários municipais, entre eles um de saúde; o ex-presidente da Comissão de Licitação, empresários e advogados.
Imagem: Priscila Caldas/GP1Prefeito Delano Parente chegando ao Gaeco(Imagem:Priscila Caldas/GP1)Prefeito Delano Parente chegando ao Gaeco

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.