Fechar
GP1

Saúde

Estudo revela que mutação do Zika é o causador da microcefalia

Isso significa que há um novo tipo de vírus, capaz de atacar as células dos cérebros dos bebês.

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriram que o vírus que se espalhou pelo Brasil e que causa a microcefalia é um tipo de mutação do vírus Zika, ou seja, um novo tipo de vírus, só que muito mais perigoso, capaz de atacar as células dos cérebros dos bebês.

Imagem: TV GloboEstrutura da mutação do vírus Zika(Imagem:TV Globo)Estrutura da mutação do vírus Zika

Segundo a reportagem veiculada pelo ‘Fantástico’ ontem, essa derivação do Zika interrompe a embriogênese, processo em que a células-tronco do embrião se se transformem em diversos tipos de células do corpo. A infecção impede a formação e multiplicação de neurônios, causando a microcefalia.

A descoberta é a chave para descobrir porque o vírus se espalhou tão rapidamente em vários países do mundo. O Zika, transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti - foi descoberto em Uganda, no ano de 1947 e chegou ao Brasil em 2014, porém de acordo com a pesquisa, o derivado que ocasiona a microcefalia é diferente e bem mais agressivo.

Ainda não é possível explicar quando e como exatamente a mutação ocorreu, mas a evolução supostamente aconteceu através de transmissões em humanos, mosquitos e macacos em diversas gerações. Porém os pesquisadores já conseguiram detectar a estrutura exata do vírus o que vai facilitar no combate à doença. Sabe-se também que a capacidade de destruição do vírus é maior e que ele tem mais facilidade de adaptação ao meio ambiente, pois isso aconteceu tantos de casos de microcefalia.

No Brasil, até o presente momento, 6.776 casos de microcefalia foram notificados com suspeita do vírus, sendo 130 confirmados. Já houve 47 mortes. Essa semana, o Ministério da Saúde afirmou que o Zika já foi disseminado em todos os Estados brasileiros.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2026 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.