Fechar
GP1

Política

Governador Wilson Martins participa da IV Caminhada da Acessibilidade

Ao som da banda de música da Policia Militar, cerca de 100 cadeirantes puxaram as mais de mil pessoas que participaram da caminhada.

Todos unidos por uma causa nobre. Durante a quarta edição da Caminhada da Acessibilidade, realizada na manhã deste sábado, 12, na Avenida Frei Serafim, idosos, adultos, jovens e crianças, pessoas com deficiência ou não, se uniram para comemorar os avanços adquiridos ao longo dos últimos sete anos de inclusão das pessoas com deficiência, mas, sobretudo, despertar na sociedade as bandeiras dessa causa tão importante.

Ao som da banda de música da Policia Militar, cerca de 100 cadeirantes puxaram as mais de mil pessoas que participaram da caminhada. O governador Wilson Martins fez questão de participar do evento. Acompanhado da deputada estadual e primeira dama, Lilian Martins, além do ex-governador Wellington Dias, Rejane Dias, presidente de honra do CONEDE, e outras autoridades locais, eles percorreram todo o percurso até a Praça Rio Branco. Para o governador, participar da caminhada é motivo de muito orgulho. “Essa caminhada é mais que uma comemoração; é um chamamento. Sabemos que já avançamos em muitos pontos, mas a luta continua. Precisamos despertar o sentimento da inclusão nas pessoas. Cerca de 17,5% da nossa população possui algum tipo de deficiência e é para elas que trabalhamos e comemoramos aqui hoje”, disse. Martins disse ainda que o Piauí precisa se mobilizar em torno dessa causa. “Hoje somos referência em atendimento às pessoas com deficiência no país inteiro. Essa caminhada também é para mostrar essas conquistas e provar que aqui tem políticas públicas eficazes no atendimento a todas essas pessoas”, completou.

Helder Jacombina, secretário estadual de Inclusão da Pessoa com deficiência (Seid), disse que a caminhada, mais que uma comemoração, visa despertar nas pessoas que acessibilidade é mais do que a arquitetônica. “Recebemos em 2008 o Prêmio Nacional dos Direitos Humanos por conta desse trabalho iniciado pelo ex-governador Wellington Dias e pela Dona Rejane Dias. Agora estamos avançando com o governador Wilson Martins com garantia de acessibilidade à saúde, à educação, ao lazer”, comentou.

Segundo ele, hoje praticamente todos os municípios do Piauí possuem o Teste do Pezinho, uma importante arma na prevenção de diversos tipos de deficiências. A criação do Conselho Estadual de Defesa das Pessoas com Deficiência (CONEDE), da Secretaria Estadual de Defesa das Pessoas com deficiência (Seid) e a universalização da Rede de Reabilitação são outras conquistas comemoradas.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.