Fechar
GP1

Política

PT critica Banco Central após alta de juros: “ataque inédito à economia”

Em nota, a sigla diz que o Banco Central está "às favas" para a geração de empregos no Brasil.

O Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu nota nessa quarta-feira (18), com o título “em ataque à economia inédito no governo Lula, BC eleva Selic em 0,25%”. No texto, a sigla diz que o Banco Central está “às favas” com a geração de empregos no Brasil e diz que se trata de um “vale tudo” para manter o país com a segunda maior taxa de juros do planeta.

“O Copom decidiu elevar a taxa Selic, dos já inacreditáveis 10,50%, para 10,75%, em um movimento para satisfazer o apetite voraz do capital financeiro, em detrimento do desenvolvimento do país... O recado é claro: para o BC, às favas com a necessidade de reindustrialização do país e a geração de empregos, uma das missões institucionais da autarquia. Vale tudo para manter o país com a segunda maior taxa de juros real do planeta”, consta em trechos da nota do PT.

Foto: Lucas Dias/GP1Partido dos Trabalhadores
Partido dos Trabalhadores

Nova taxa

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic de 10,5% para 10,75%, nessa quarta-feira (18). Trata-se do primeiro aumento de juros desde agosto de 2022 e o primeiro deste mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foto: Marcello Casal Jr/Agência BrasilSede do Banco Central
Sede do Banco Central

Novo presidente do BC

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já indicou Gabriel Galípolo para a presidência do BC, em substituição a Roberto Campos Neto, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.