Fechar
GP1

Piauí

"Não há nada de ilegal", diz Arimatéia Dantas sobre eleição da UFPI

Arimatéia Dantas espondeu acusações da chapa que ingressou com o mandado de segurança em questão, e garantiu que não há irregularidades nos trâmites do processo eleitoral.

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), José de Arimatéia Dantas Lopes, concedeu entrevista ao GP1 na tarde desta quarta-feira (26) e se pronunciou após a Justiça Federal suspender temporariamente o processo eleitoral para escolha de reitor e vice-reitor da instituição. O professor também respondeu acusações da chapa que ingressou com o mandado de segurança em questão, e garantiu que não há irregularidades nos trâmites do processo.

Arimatéia Dantas afirmou que vai responder todos os questionamentos feitos pelo juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí. O magistrado ordenou a suspensão da reunião do Conselho Universitário que deveria acontecer nesta terça (26), onde seria realizado o colégio eleitoral, que elaboraria a lista tríplice com três chapas para serem encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC).

  • Foto: Helio Alef/GP1Reitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas LopesReitor da Universidade Federal do Piauí, José Arimatéia Dantas Lopes

“Estamos muito tranquilos, vamos responder todos os questionamentos, não há nada de ilegal, acontece que as pessoas distorcem as coisas em benefício próprio. Não querem que a lista tríplice seja enviada para o MEC, para que não seja nomeado o reitor a partir da lista, e sim um reitor pró-tempore, mas nós acreditamos que vamos conseguir enviar [a lista tríplice]”, declarou.

O reitor garantiu que não há irregularidades na plataforma onde foi realizada a consulta acadêmica, ao contrário do que alega a professora Sandra Lima de Vasconcelos, integrante da chapa Renova UFPI e autora do mandado de segurança na Justiça.

“As respostas já estão sendo redigidas para o juiz, respondendo claramente cada uma das acusações indevidas. O sistema que nós utilizamos é usado por diversas universidades, inclusive agora na UFERSA [Universidade Federal Rural do Semi-Árido], cuja reitora nomeada foi a terceira colocada, a consulta foi feita pelo SigEleição”, explicou.

Arimatéia afirmou que o caminho natural é que o Consun coloque na listra tríplice os três primeiros colocados na consulta acadêmica. “Aqui os inscritos para o colégio eleitoral foram os mesmos que participaram da consulta, os cinco estão inscritos, então deverão sair os três nomes que foram os três primeiros colocados, sem dúvidas. Embora cada conselheiro tenha autonomia pelo seu voto, acredito que eles vão considerar o resultado da consulta, então não há nada de ilegal”, finalizou.

O reitor informou que até amanhã deverá encaminhar resposta à Justiça Federal, para que o processo possa ter prosseguimento. Nesta quinta (25), ele fará uma coletiva de imprensa, onde se manifestara sobre o caso.

Entenda o caso

Nesta terça (25) o juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso suspendeu, cautelarmente, os trâmites do processo eleitoral para escolha de reitor e vice-reitor UFPI para o quadriênio 2020-2024. A decisão foi proferida nos autos do mandado de segurança impetrado pela professora Sandra Lima de Vasconcelos Ramos.

Ao GP1, Sandra Vasconcelos reiterou as argumentações que apresentou à Justiça. “Nós entramos com o pedido de mandado de segurança, exatamente porque nós acompanhamos todo o processo de consulta, que esse primeiro momento que antecede a eleição que aconteceria hoje, e foi tudo muito irregular, teve muita fragilidade. Incialmente a consulta deveria ter sido feita pela Sig eleição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte”, destacou.

NOTÍCIA RELACIONADA

Justiça Federal suspende processo eleitoral da UFPI

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.