Fechar
GP1

Política

Oficina vai elaborar Plano Estadual de Combate à Hanseníase no Piauí

Essa oficina vai elaborar o Plano Estadual de Combate à Hanseníase, conforme deliberação do comitê em reunião do dia 20 de março.

O Comitê Estadual de Combate à Hanseníase se reúne no dia 17, uma sexta-feira, para preparar uma oficina a ser realizada em maio. Essa oficina vai elaborar o Plano Estadual de Combate à Hanseníase, conforme deliberação do comitê em reunião do dia 20 de março, informou o coordenador dos Direitos Humanos e da Juventude, Alci Marcus Ribeiro Borges, que dirige os trabalhos.

Na oficina, que terá presença de representantes do Ministério da Saúde e do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), será apresentado o mapa da hanseníase no país e no Piauí. O plano será montado com base nesses dados, e uma vez elaborado, será apresentado ao governador Wellington Dias, que vai determinar as ações a serem tomadas.

Menos casos

Alci Marcus disse que o plano terá diretrizes com metas a serem cumpridas até 2010. O objetivo é reduzir a incidência da doença. Ele afirmou que, apesar do empenho das autoridades de saúde, tanto federais quanto estaduais, reduzindo o número de casos novos de hanseníase no Brasil em 23% entre 2003 e 2007, a incidência ainda é grande e o Piauí é um dos Estados com maior número de doentes.

Os indicadores da hanseníase mostram que há cinco doentes por mil habitantes no país. O plano antevê redução desse índice para uma pessoa doente por mil habitantes no Piauí até o fim do próximo ano. O comitê tem representantes de 14 órgãos estaduais, dentre eles, as secretarias de Saúde e da Educação e Cultura. Há também participação de órgãos federais e da sociedade civil organizada.

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.