Fechar
GP1

Política

Onyx é exonerado temporariamente para desarquivar projetos na Câmara

'Ele reassumiu como deputado federal para desarquivar os projetos, como é de praxe em cada nova legislatura', diz governo.

O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 7, traz a exoneração de Onyx Dornelles Lorenzoni do cargo de ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República.

De acordo com a pasta, o afastamento do ministro é temporário. "Ele reassumiu como deputado federal para desarquivar os projetos, como é de praxe em cada nova legislatura. Deve retornar ao cargo de ministro amanhã (sexta) mesmo", explica.

Na semana passada, Onyx foi desligado do governo de Jair Bolsonaro para poder tomar posse como deputado federal na Câmara dos Deputados. A licença ocorreu na sexta-feira (1º), dia da posse dos parlamentares do Congresso e de eleições internas, e o retorno de Onyx ao posto de ministro foi formalizado no domingo (3).

  • Foto: Ernesto Rodrigues/Estadão ConteúdoOnyx Lorenzoni, ministro extraordinário da transiçãoOnyx Lorenzoni, ministro extraordinário da transição

Outros três ministros com mandato de deputado federal também foram licenciados dos cargos no Executivo para assumir os mandatos na Câmara. Tereza Cristina (Agricultura) e Osmar Terra (Cidadania) foram exonerados ainda na sexta, junto com Onyx, e já foram renomeados como ministros.

Já o ministro do Turismo, Marcelo Henrique Teixeira Dias, conhecido como Marcelo Álvaro Antônio, só tomou posse na Câmara ontem, quanto também foi licenciado da pasta do Turismo. Ele estava com atestado médico semana passada e não pôde comparecer à sessão do dia 1º de fevereiro, junto com os outros 512 deputados. Ele retornou ao cargo de ministro hoje, com a nova nomeação publicada no Diário Oficial.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.