Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Operação Dom Casmurro: Empresas estão proibidas de realizar concursos

A informação foi confirmada ao GP1 pelo delegado responsável pelo inquérito, Ferdinando Martins, da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor).

A Justiça determinou que as empresas Crescer e Instituto Machado de Assis, alvos da Operação Dom Casmurro, deflagrada nesta quinta-feira (07), estão proibidas de realizar concurso público no País. A informação foi confirmada ao GP1 pelo delegado responsável pelo inquérito, Ferdinando Martins, da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor).

De acordo com o delegado, as empresas que tinham contratos no Piauí e outros estados do Norte e Nordeste, agiam com o intuito de fraudar as licitações, alternando a empresa vencedora para realizar certames nos municípios, a exemplo da cidade de Cocal, que teve um concurso cancelado a pedido do Ministério Público do Estado do Piauí.

  • Foto: Helio Alef/GP1Ferdinando MartinsFerdinando Martins

“A gente vai ouvir todos os empresários e outras pessoas a partir de amanhã. O mais importante é que essas duas empresas estão proibidas de fazer qualquer concurso público no Brasil, pois elas agiam no Maranhão, Pernambuco, Bahia, Pará [...] a decisão judicial do juiz de Cocal é essa. As empresas e seus empresários já estão notificados disso”, pontuou.

Vínculo entre as empresas

O delegado ressaltou também que durante as buscas realizadas nas empresas e nos endereços de pessoas relacionadas ao Instituto Machado de Assis e Crescer foram encontrados vários documentos que apontam o envolvimento entre as empresas, com a finalidade de direcionar as licitações.

“A operação focou no direcionamento das licitações e no núcleo empresarial, que eram as pessoas que estavam operando e desenvolvendo as atividades, colaborando com o grupo. Nós cumprimos mandados de buscas nas casas dessas pessoas e encontramos várias vinculações entre as empresas, documentações, editais, comprovações de participações nas licitações com certo revezamento, destacando quem iria participar da licitação, quem seria o preposto e isso serviu para corroborar com muita coisa que a gente tinha nessa fase inicial. A fraude consistia em elas simularem disputas em algumas licitações, onde uma inabilitava a outra por motivos aparentemente simples, o que demonstra que elas já vão preparadas e ajustadas para quem vai ganhar aquele certame, a ideia era essa”, acrescentou o Ferdinando Martins.

Um levantamento foi produzido e verificou-se que juntas, as empresas conseguiram lucrar pelo menos R$ 4 milhões nos últimos quatro anos. As investigações serão intensificadas, pois há suspeitas que irregularidades nos demais municípios que as contrataram para organização dos certames.

NOTÍCIA RELACIONADA

Empresas de concursos públicos são alvos da Operação Dom Casmurro

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.