Fartura do Piauí - PI

Prefeito decreta emergência em Fartura do Piauí por conta da seca

A estiagem vem causando em vários municípios do Estado, uma situação considerada anormal, para a sobrevivência humana e animal.

ANDREIA SOARES
- atualizado

O prefeito municipal de Fartura do Piauí, Laênio Rommel Rodrigues Macêdo, decretou estado de emergência em todo a extensão territorial da cidade, afetada por conta da seca, sendo considerada uma situação anormal para a sobrevivência humana e animal. O decreto nº 014/2017 foi publicado nessa quinta-feira (02), no Diário Oficial dos Municípios.

Conforme o documento, o prefeito levou em consideração os baixos índices de chuvas ocorridos de novembro do ano passado até a presente data, resultando na falta de água para consumo humano e animal, além de afetar também a produção agrícola da região.

Além disso, os açudes e reservatórios encontram-se vazios, causando preocupações, podendo se agravar ainda mais a situação, caso a estiagem persista. Por fim, foi considerado também a real precariedade financeira do município de não ter recursos suficientes para prestar assistência às famílias prejudicadas e mais carentes.

O decreto tem vigência de 90 dias, a contar da data de publicação, podendo ser prorrogado por igual período. Em fevereiro, o Governo Federal reconheceu o estado emergencial em 40 cidades do Piauí.

Mais conteúdo sobre: