Fechar
GP1

Política

Prefeito Lourival Bezerra vai fechar 24 escolas do município

"Em relação a tudo que se afirma até o momento não há nada de concreto. Está se fazendo um estudo a respeito do assunto, mas, administrativamente não é viável manter essas escolas", disse o p

O Prefeito de Esperantina Lourival Bezerra Freitas (PSDB) prepara uma medida sem precedentes na educação do município, vai fechar 21 escolas na Zona Rural e 03 (três) na Zona Urbana. A denúncia é do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Esperantina.

A medida, segundo informações vindas da prefeitura, é em decorrência do pequeno numero de alunos dessas escolas.
Imagem: ReproduçãoLourival Bezerra(Imagem:Reprodução)Lourival Bezerra
Os alunos da Zona Rural, inclusive crianças de três anos de idade, serão transportados diariamente para frequentar aulas em escolas com distancia de até 20 quilômetros, o que acarretará gastos significativos com transporte escolar.

Confira a relação das escolas que serão fechadas

Região I
Malhada do Meio, Tinguis, Lagoas da Caiçara, Mocós
Região II
Patis, Encanto, Vassoura, Chapadinha, Boa Vista dos Cariocas
Região III
Alame, Curralinho, Baixinha, Campestre, Km 7
Região IV
Chapada da Limpeza, Olho D´água dos Negros, Fortaleza, Boi Velho, Barro, Beirute, Buriti dos Britos

Zona Urbana
U.E. David Caldas (fechará de dia), U.E. São Benedito ( fechara a noite) e Maria das Graças ( fecha a noite)

De acordo com, James Costa, que é Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Esperantina (Sispume), o prefeito não fez nenhum tipo de consulta à população dessas áreas, e caso isso venha a acontecer, só se estará aumentando os gastos públicos. “Eles querem pegar todos de surpresa, para esses alunos ficará o incômodo, pois, os alunos terão que acordar às 3 da manhã, para banho e café, e irem esperar os ônibus. A população não aceitará, e poderão até vim a migrar para municípios vizinhos como Barras, ou ainda Joaquim Pires”, disse James Costa.

Outro lado

O GP1 ouviu o prefeito, Lourival Bezerra, ele tentou esclarecer alguns pontos. “Em relação a tudo que se afirma até o momento não há nada de concreto. Está se fazendo um estudo a respeito do assunto, mas, administrativamente não é viável manter essas escolas, é preciso socializar com a população, e tudo que vim a ser feito, só será dentro da lei, nada fora dela”, afirmou Lourival Bezerra.
Imagem: ReproduçãoSecretário Valmir Miranda(Imagem:Reprodução)Secretário Valmir Miranda
O Secretário de Educação de Esperantina, Valdemir Miranda, explicou que o quer haverá de fato será um reordenamento da rede municipal, que já estava previsto para acontecer desde março desse ano, para que se possa criar o Plano Municipal de Educação. “Nada será imediato, e sim há longo prazo, tudo ainda está no campo das ideias, mas ele é viável fazer, é necessário, e principalmente é urgente que se faça ele”, salientou Valmir Miranda.

Curta a página do GP1 no facebook: www.facebook.com/PortalGP1

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.