Fechar
GP1

Coronavírus no Piauí

Promotor Eny Marcos cobra instalação de UTI no Hospital da PM

Em nota, enviada na manhã desta segunda-feira (18), a Sesapi afirmou que já preparou toda a estrutura física e de equipamentos para o funcionamento do hospital.

O promotor Eny Marcos Vieira Pontes, que coordena o Grupo Regional de Promotorias Integradas no Acompanhamento da Covid-19 - Eixo Saúde (SUS), gravou um vídeo nesse domingo (17), cobrando o funcionamento imediato do setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Polícia Militar (HPM). Recentemente, a Justiça do Piauí concedeu uma liminar obrigando a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a equipar a unidade, de modo a garantir o atendimento a pacientes em quadros mais graves da doença provocada pelo coronavírus.

No vídeo, o promotor ressaltou que o HPM possui uma boa estrutura, faltando apenas a instalação dos leitos de UTI. “O Hospital da Polícia Militar possui centro cirúrgico, setor completo de nutrição, central de resíduos, farmácia, almoxarifado, 99 leitos clínicos, espaço próprio para funcionamento de uma UTI, de dez leitos, faltando apenas a instalação de gases e contratação de pessoal”, declarou.

O promotor Eny Marcos Vieira Pontes, que coordena o Grupo Regional de Promotorias Integradas no Acompanhamento da...

Posted by GP1 - O 1º Grande Portal de Notícias do Piauí on Monday, May 18, 2020

Eny Marcos informou que a Sesapi havia se comprometido a finalizar a instalação até o dia 15 de maio, o que não ocorreu. “Em videoconferência com membros do Ministério Público do Estado do Piauí, realizada no dia 22 de abril, o senhor secretário de Saúde do Estado, senhor Florentino Neto, assumiu o compromisso de envidar esforços para colocar em funcionamento a UTI do Hospital da Polícia Militar até o dia 15 de maio, apontado como marco inicial do pico de covid-19 no Piauí. Diante da constatação desses fatos, em um momento de grande circulação de um vírus novo, que não se tem vacina, com o aumento progressivo dos casos da doença, não é razoável que não se tenha um incremento mínimo na rede de saúde pública existente”, colocou.

O promotor citou o exemplo de estados vizinhos, como Ceará e Maranhão, onde a rede de saúde já entrou em colapso. “Nossos vizinhos e irmãos cearenses e maranhenses já enfrentam filas por leitos de UTI, em razão do déficit existente, vamos esperar que aconteça o mesmo ou vamos agir enquanto há tempo?”, questionou.

Por fim, Eny Marcos reforçou seu apelo às autoridades piauienses, para que tomem providências em relação a implementação dos leitos de UTI no Hospital da Polícia Militar. “Que os nossos gestores públicos apresentem respostas tempestivas ao povo piauiense, e que estes leitos de UTI sejam implementados imediatamente, salvando vidas e permitindo que a travessia da tormenta seja enfrentada com o máximo da capacidade instalada disponível e possível”, concluiu.

O que diz a Sesapi

Em nota, enviada na manhã desta segunda-feira (18), a Sesapi afirmou que já preparou toda a estrutura física e de equipamentos para o funcionamento do hospital.

Confira a nota na íntegra:

NOTA – Implantação dos leitos de UTI do HPM
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informa que já preparou toda a estrutura física e de equipamentos para o funcionamento da UTI do Hospital da Polícia Militar (HPM). Além das obras já executadas, a Sesapi está implantando todo o sistema de gases medicinais nas enfermarias e UTIs, possibilitando assim o seu pleno funcionamento, além disso, também já foi feita a seleção e convocação dos profissionais para assumir os seus postos de trabalho.
No entanto, o que surge como impeditivo, neste momento, para funcionamento imediato dos 10 leitos de UTIs é a aquisição dos respiradores mecânicos. O Estado do Piauí conseguiu garantir judicialmente a entrega dos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado e que não foram entregues em razão da requisição administrativa feita pelo Ministério da Saúde junto às empresas contratadas pela Secretaria de Saúde.
A Sesapi e a Procuradoria Geral do Estado estão envidando todos os esforços para o cumprimento dos mandados judiciais no estado de São Paulo, nos quais garantem a entrega de equipamentos a que tem direito a Secretaria de Estado da Saúde. A Sesapi reitera que com o recebimento dos respiradores, a prioridade será a instalação dos equipamentos na UTI do Hospital da Polícia Militar. É importante ressaltar que a Sesapi sempre esclareceu que a entrega dos respiradores era a condição determinante para a instalação dos referidos leitos.
Por isso, que a Sesapi tem trabalhado diuturnamente na ampliação do número de respiradores disponíveis na rede de combate a Covid-19.

NOTÍCIA RELACIONADA

Covid-19: MP-PI pede contratação de 300 profissionais para o HPM

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.