Fechar
GP1

Saúde

Sesapi e Sejus iniciam combate à tuberculose em presídios do Piauí

De acordo com a Sesapi, entres os dias 14 a 17 de janeiro, será realizada uma busca nas Unidades Prisionais.

Nesta sexta-feira (04) equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e da Secretaria de Justiça do Estado (Sejus) se reuniram para apresentar o calendário de implantação do plano de ação de combate e prevenção da tuberculose nos presídios do Piauí.

De acordo com a Sesapi, entres os dias 14 a 17 de janeiro, será realizada uma busca nas Unidades Prisionais. A prioridade será nas unidades onde ocorreram os casos mais recentes confirmados. Na ocasião, também será verificado o esquema vacinal dos detentos.

Ainda conforme a secretaria, serão coletadas amostras de soro e escarro para dar início ao tratamento da tuberculose, caso seja identificada no detento. Também será realizado um trabalho de prevenção nos locais.

Sinpoljuspi denuncia surto da doença

O Sindicato dos Policiais Civis Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Piauí (Sinpoljuspi) denunciou, na segunda-feira (31), que dois detentos já morreram vítimas de tuberculose no sistema prisional do Piauí durante o mês de dezembro.

Kleiton Holanda, presidente do Sinpoljuspi, informou que ainda existem outros detentos em unidades prisionais que contraíram a doença e estão em tratamento, além de presos que ainda não foram conduzidos para o Hospital Penitenciário.

Nessa quinta-feira (03), o presidente do Sindicato, revelou ao GP1 que dois agentes penitenciários no Piauí foram diagnosticados com tuberculose.

Presos mortos

O primeiro caso foi registrado no dia 1º de dezembro, na Casa de Custódia, a vítima foi um detendo identificado com Cleiton Marcelo Ramos Pereira, que após contrair tuberculose foi encaminhado para o Hospital Penitenciário, onde morreu.

O segundo caso foi na Colônia Agrícola Major César Oliveira, no dia 21 de dezembro, quando um detento identificado como Francisco Luciano Nunes também contraiu a doença e foi encaminhado para o isolamento do Hospital Penitenciário, onde passou uma semana em tratamento e em seguida faleceu no local.

Sejus confirma dez casos

Após a denúncia feita pelo Sinpoljuspi sobre o suposto surto de tuberculose em penitenciárias do Piauí, a Sejus informou que, até o momento, foram registrados dez casos de detentos que estão com a doença.

A Sejus relatou, por meio de uma nota, que os presidiários diagnosticados com tuberculose estavam nas seguintes unidades prisionais: Penitenciária José de Ribamar Leite - Casa de Custódia (02); Penitenciária Irmão Guido (04), Unidade de Apoio Prisional (03), Penitenciária Gonçalo de Castro Lima - Vereda Grande (01), que fica em Floriano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dois agentes contraíram tuberculose no Piauí, diz Sinpoljuspi

Dez casos de tuberculose são registrados nos presídios do Piauí

Sinpoljuspi denuncia surto de tuberculose em penitenciárias do Piauí

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.