Fechar
GP1

Saúde

Wellington Dias afirma que consórcio vai integrar Saúde e Segurança

"(...) uma ideia que vem sendo amadurecida desde 2015, tivemos a oportunidade de organizar várias câmaras técnicas e experimentamos agora numa situação especial no Ceará", afirmou.

Os Estados do Nordeste pretendem criar o Consórcio Nordeste com objetivo de unificar e baratear a aquisição de materiais, compartilhar tecnologias de gestão e de propor a integração de quadros profissionais das áreas de saúde, segurança e educação. Nesta segunda-feira (11), ao reassumir o Governo, Wellington Dias falou sobre o consórcio e destacou que será um momento histórico.

“Um momento histórico para o Nordeste, uma ideia que vem sendo amadurecida desde 2015, tivemos a oportunidade de organizar várias câmaras técnicas e experimentamos agora numa situação especial no Ceará quando teve essa situação de vários ônibus incendiados, de violência em várias cidades”, afirmou.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1Wellington Dias Wellington Dias

Segundo Wellington, todos os 9 Estados ajudaram o Ceará e o resultado foi positivo. “Ali teve uma ação de todo o Nordeste com apoio do Governo Federal e deu bom resultado, estive no dia de hoje em Fortaleza e pude dialogar com pessoas da área da segurança e vi o efeito que tem”, declarou.

O governador destacou ainda que a investigação sobre os ônibus incendiados em Teresina já envolve o Nordeste. “Nós já estamos agindo integrado com a Inteligência de todo o Nordeste, ou seja, à medida que a gente tem a prisão de alguém, imediatamente, tem uma base de dados, de informações precisas, e no Estado onde alguns bandidos atuam, certamente, a equipe já conhece o modos operandi, a forma de agir dessas pessoas”, explicou.

“Isso vai valer agora para outras áreas, como área da segurança, da saúde, nós precisamos fazer uma ação em razão do problema de dengue, por exemplo, agir de forma conjunta, atuar em relação a parte de mutirões de saúde, ou através da educação, já tem uma ideia de se ter um centro voltado para essa área de pesquisa”, disse.

Dias falou sobre a importância da economia do Nordeste e fez uma compactação entre o PIB do Nordeste com outros países. “O Nordeste é uma região com uma população grande, com uma economia forte, e crescente. Nós temos uma economia que é maior do que a de 150 países, ou seja, tem 150 países com o PIB menor do que o da região Nordeste. Então, podemos agir em bloco, dentro do Brasil e no mundo com aquilo que pode trazer um fortalecimento, a infraestrutura”, esclareceu.

O consórcio poderá ajudar a divulgar, por exemplo, o turismo de um Estado, o que seria difícil sem ajuda dos demais. “Um programa de desenvolvimento do turismo, programa relacionado à venda da região para área do turismo, por exemplo, uma coisa é o Piauí sozinho fazer uma divulgação na Europa, na América do Norte, outra coisa são os 9 estados, podemos pactuar com companhias para ter uma integração maior no transporte aéreo nessa região, ou seja, tudo isso vai trazer um efeito muito grande”, explicitou.

O protocolo para criar o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste – ou simplesmente Consórcio Nordeste será assinado durante o Fórum dos Governadores do Nordeste, na próxima quinta-feira (14), em São Luís.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.