Teresina - PI

Wellington Dias anuncia unidade do Corpo de Bombeiros na Ceasa

A unidade vai ficar localizada dentro das dependências da nova Ceasa, no bairro Parque São João.

Nathalia Carvalho
Teresina
Germana Chaves
Teresina
- atualizado

Reunião sobre instalação de posto dos bombeiros na Ceasa

O governador Wellington Dias (PT) visitou na manhã desta segunda-feira (05) a Nova Ceasa, localizada zona sul de Teresina, e anunciou que uma unidade do Corpo de Bombeiros será instalada no local. Na ocasião foi apresentado o projeto de construção da unidade.

Wellington ressaltou a importância da obra e disse que o projeto visa descentralizar o Corpo de Bombeiros espalhando unidades em todo o estado e assim dinamizar os atendimentos quando a corporação for acionada.

“As pessoas só se tocam da importância do Corpo de Bombeiros quando ocorrem incêndios e enchentes, estamos vivendo um período agora crítico em diversas regiões do estado. Determinei que desde 2015 a gente retomasse o programa de descentralização do Corpo de Bombeiros para diversas regiões, algumas unidades já foram concluídas", disse o governador.

"Aqui nós estamos na nova Ceasa, firmamos uma parceria público-privada de sucesso, viemos visitar nesse momento em que temos o início desses investimentos porque aqui é provavelmente a maior feira dessa região do meio-norte do Brasil, aqui abastecemos o Maranhão, parte do Ceará, Tocantins e por essa razão precisa de uma atenção especial, ou seja, o Corpo de Bombeiros vai servir à Ceasa e também atender a ocorrências da região, então é um serviço público que vai trazer melhoria na qualidade de vida do teresinense”, destacou Dias.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Carlos Frederico, explicou que o espaço vai contar com área de Canil e com tecnologia avançada que permite um melhor atendimento à distância, sem que o usuário precise se deslocar até a unidade.

“É o passo inicial desse processo de descentralização do Corpo de Bombeiros, esse processo é pensado desde 2015, e é um passo importante. Nós vamos começar a distribuir as atribuições do Corpo de Bombeiros e isso vai fazer com que tenhamos uma maior eficiência no nosso tempo de resposta, atendemos com mais facilidade. Teremos aqui o canil que é uma novidade trazida aqui nessa gestão, mais a frente teremos a parte da engenharia que paralelo a isso caminha para que o usuário não precise vir ao Corpo de Bombeiros e a parte operacional propriamente dita. Então é uma área muito valiosa para a corporação, teremos uma tranquilidade muito boa para atuar e acreditamos que o nível de proteção da região sul vai elevar bastante”, disse o comandante.

Outros projetos

Na ocasião, o governador Wellington Dias anunciou ainda a criação de outros dois projetos voltados para a recreação e sustentabilidade, trata-se de uma atividade ecológica a ser implantada voltada para o reaproveitamento de orgânicos.

“Hoje nós tivemos além desse investimento que começa hoje aqui na área dos bombeiros, aqui também hoje foram apresentados dois outros projetos que já estão previstos para começarem já no início do próximo ano. O Ecocomposto que é um investimento em que a partir do reaproveitamento de resíduos que ainda em uma situação de bom estado para consumo, serão doados para entidades sociais, a outra parte que não dá para ser aproveitada será transformada em adubo orgânico. Estamos acertando uma parceria em programas que o estado tem, como a secretaria de alimentação da agricultura familiar nós possamos ter um plano anualmente para comprar uma quantidade de toneladas desse adubo orgânico para produção de alimentos saudável”, explicou.