Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Wellington Dias reabre Biblioteca Pública Cromwell de Carvalho

O local conta agora com novos espaços como auditório, sala de informática, vinilteca e sala especial para deficientes auditivos e visuais.

Lucas Dias/GP1 1 / 18 Wellington Dias Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 2 / 18 Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho e Rejane Dias Wellington Dias, a vice-governadora Margarete Coelho e Rejane Dias
Lucas Dias/GP1 3 / 18 Wellington Dias entrega reforma da  Cromwell de Carvalho Wellington Dias entrega reforma da Cromwell de Carvalho
Lucas Dias/GP1 4 / 18 Wellington Dias e Rejane Dias Wellington Dias e Rejane Dias
Lucas Dias/GP1 5 / 18 Solenidade de abertura da biblioteca  Cromwell de Carvalho Solenidade de abertura da biblioteca Cromwell de Carvalho
Lucas Dias/GP1 6 / 18 Solenidade da reabertura da  Cromwell de Carvalho Solenidade da reabertura da Cromwell de Carvalho
Lucas Dias/GP1 7 / 18 Rejane Dias Rejane Dias
Lucas Dias/GP1 8 / 18 Regina Sousa Regina Sousa
Lucas Dias/GP1 9 / 18 Reabertura da biblioteca  Cromwell de Carvalho Reabertura da biblioteca Cromwell de Carvalho
Lucas Dias/GP1 10 / 18 Luciano Brandão Luciano Brandão
Lucas Dias/GP1 11 / 18 Governador Wellington Dias Governador Wellington Dias
Lucas Dias/GP1 12 / 18 Governador Wellington Dias e a secretária Rejane Dias Governador Wellington Dias e a secretária Rejane Dias
Lucas Dias/GP1 13 / 18 Governador durante seu pronunciamento Governador durante seu pronunciamento
Lucas Dias/GP1 14 / 18 Fábio Novo testando vitrola Fábio Novo testando vitrola
Lucas Dias/GP1 15 / 18 Cromwell de Carvalho Cromwell de Carvalho
Lucas Dias/GP1 16 / 18 Cineas Santos Cineas Santos
Lucas Dias/GP1 17 / 18 Fábio Novo Fábio Novo
Lucas Dias/GP1 18 / 18 Biblioteca Cromwell de Carvalho Biblioteca Cromwell de Carvalho

Após passar por uma ampla reforma e construção de novos espaços, a Biblioteca Pública Estadual Cromwell de Carvalho foi reaberta na manhã desta segunda-feira (21), reinaugurada pelo governador do Piauí, Wellington Dias, e pelo secretário de Cultura, Fábio Novo. O espaço fica localizado na Rua Coelho Rodrigues, no Centro de Teresina, próximo à Praça do Fripisa.  

Com um acervo de 18 mil livros, a estrutura conta agora não apenas com salas de leitura, mas também com vários outros espaços atrativos. “Novos espaços foram criados como a brinquedoteca, onde teremos contadores de histórias e educadores acompanhando as crianças e fomentando a leitura. Temos também um acervo de obras em braile para deficientes visuais e audiobook para deficientes auditivos, com uma sala especial para eles, além da Sala do Piauí, com obras raras piauienses, algumas com mais de 100 anos e também a Vinilteca, com radiola e fone de ouvido, com cerca de 8 mil vinis doados pelo Dr. Noronha, onde a pessoa pode ler e ouvir música”, destacou Luciano Brandão, coordenador da biblioteca.

Para Wellington Dias, o local é o maior acervo que existe atualmente no Piauí e uma das melhores bibliotecas do país. “A biblioteca é a memória de um país e de um Estado, e essa é a uma das mais destacadas biblioteca pública do Brasil. Nós tínhamos aqui uma situação em que o abandono era a grande característica e fizemos a recuperação não só do prédio, mas também dos equipamentos e acervo. Estamos estimulando agora um programa de qualificação dos próprios servidores, no sentido de estarem mais atualizados para esse novo mundo. Para mim, isso não é uma despesa, é um investimento que vale ouro e que, com certeza, contribui muito para o desenvolvimento do Estado”, reiterou.

A secretária de Educação, Rejane Dias, aproveitou para parabenizar a Secretaria de Cultura, idealizadora do projeto. “Quero parabenizar a Secretaria de Cultura, inclusive somos parceiras e irmãs. Vamos doar mais livros para aumentar o acervo da biblioteca, porque além de ser uma estrutura moderna, bem localizada e que atende todas as faixas etárias, contribui de forma significativa para os nossos estudantes que precisam fazer pesquisas e estudar”, pontuou.  

O secretário Fábio Novo complementou dizendo que pensou para a biblioteca novos espaços atrativos para as pessoas, como por exemplo o auditório e a sala de informática. “Nós tratamos de fazer da Biblioteca Cromwell de Carvalho uma oportunidade de se transformar também em um espaço cultural. Então aqui temos uma acervo de 18 mil livros, com salas de leituras climatizadas, para que as pessoas possam estudar em um ambiente com comodidade”, ressaltou.

Fábio Novo afirmou que foram investidos cerca de 600 mil reais para a reforma e modernização de todo o prédio. Sobre outras obras, o secretário complementou que o Espaço Cultural Cristino Castro, em Floriano, está pronto e com previsão de lançamento para o dia 02 de dezembro. Enquanto as obras do Museu do Piauí, do Centro Cultural de União e do Zumbi dos Palmares, na Avenida Miguel Rosa, estão praticamente finalizadas, previstas para o primeiro semestre de 2017. Ele ressaltou também a abertura oficial da Escola de Bandolins, em Oeiras, ocorrida nesse final de semana.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.