A Polícia Civil do Piauí divulgou, na manhã desta segunda-feira (25), o balanço final da Operação DRACO 100, deflagrada pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas em três etapas. A ação foi finalizada com 67 prisões de membros de facções criminosas, além de 85 mandados de busca e apreensão cumpridos. Pai e filho estão entre os presos, acusados de participarem de assassinatos de rivais do Bonde dos 40, facção a qual pertencem.

A operação finalizada hoje se concentrou na região da Santa Maria da Codipi, zona norte, e também na zona sul de Teresina. Segundo o delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, a partir da prisão de Ermerson Rodrigues de Sousa Silva, vulgo Léo das Novinhas, em dezembro do ano passado, foi possível identificar e desarticular um núcleo do Bonde dos 40 que atuava nas execuções de rivais.

“Essa operação de hoje se concentrou na região da grande Santa Maria e também na zona sul de Teresina, uma operação que iniciou ainda no ano passado, quando passamos a investigar um indivíduo conhecido como Léo das Novinhas, que era um dos principais responsáveis pelas execuções na Grande Santa Maria. Depois da prisão dele, nós efetuamos a prisão de dois outros criminosos e conseguimos chegar a um fio da meada desse grupo, aprofundamos as investigações e chegamos a um grupo maior, principalmente, de jovens que participavam de um determinado grupo que o objetivo era só praticar execuções de membros rivais”, explicou Charles Pessoa.

Pai e filho

Ainda conforme o coordenador do DRACO, pai e filho presos nesta segunda (25) também integram o núcleo de executores da facção. Charles Pessoa revelou que o pai foi influenciado pelo filho a ingressar no grupo.

“Um desses membros, que é integrante ativo na facção criminosa, estava tentando cooptar o pai para ingressar nessa facção. Então, nós já tínhamos alguns elementos do vínculo desse pai, sendo que nessa situação, a má influência é do próprio filho, os dois foram presos hoje”, detalhou o delegado.

Dono de loja assassinado

Também foi preso na operação um homem identificado apenas como Gustavo, irmão de Otávio Vinícius, dono de uma loja de celulares assassinado em fevereiro na Santa Maria da Codipi. O delegado Charles Pessoa revelou que Otávio era membro do Bonde dos 40 e, se estivesse vivo, seria um dos alvos do DRACO. “O Otávio também era membro dessa facção criminosa e foi morto por membros de uma facção rival. Inclusive, o Otávio seria preso hoje se ele não tivesse morrido naquela situação”, completou.

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, ressaltou que as operações do DRACO, em um ano, já conseguiram enfraquecer ações criminosas relacionadas às facções no Piauí, principalmente na capital. “Nessa última semana nós completamos cem ações, mais de cento e cinquenta mandados cumpridos, dentro de mandados de busca e mandados de prisão, conferindo mais uma vez a eficiência, mostrando realmente que o Piauí está praticamente superando esse problema de facções”, concluiu o delegado geral da Polícia Civil do Piauí.