Na tarde de sexta-feira (16), o médico Vinícius Dias acompanhou o pai, o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias , durante agenda oficial do ministério no município de Amarante, na região do Médio Parnaíba. Embora o compromisso tivesse caráter institucional, a presença de Vinícius ganhou repercussão política nos bastidores do Partido dos Trabalhadores e é vista como preparação para o pleito eleitoral deste ano.
Durante a visita, Vinícius apareceu em registros ao lado de parlamentares petistas, em um gesto simbólico de mãos dadas que tem sido recorrente em atos políticos. Na imagem, ele surge ao lado do deputado federal Francisco Costa e dos deputados estaduais Fábio Xavier e Vinícius Nascimento , líder do Governo na Assembleia Legislativa do Piauí. Também participaram do ato o pré-candidato a deputado estadual Mauro Eduardo e o superintendente do Incra no estado, Lailson Guedes, genro do ex-deputado federal Assis Carvalho.
Apesar da exposição, Vinícius Dias ainda não se declarou publicamente candidato a vice-governador, o que, segundo apuração do GP1 , tem provocado desconforto interno no PT. Lideranças veteranas da sigla, que veem o médico como um nome para compor a chapa majoritária, demonstram insatisfação com a falta de uma posição pública de Wellington Dias em relação a uma eventual candidatura do filho.
O cenário se torna ainda mais sensível diante do movimento já feito pelo governador Rafael Fonteles , que declarou publicamente que seu nome para a vice-governadoria é o do secretário Washington Bandeira .