Fechar
GP1

Teresina - Piauí

PRF alerta motoristas em relação a autuações por alcoolemia

O número mais elevado sobre alcoolemia no trânsito é em Parnaíba, total de 180 autuações.

Durante os períodos de feriados, é considerado normal o aumento de fluxo de veículos e de passageiros nas rodovias federais e muitos acabam fazendo a combinação errada ao consumir bebidas alcoólicas e pegar a direção de veículos. Vale destacar, que esse é um dos fatores que mais contribui para o aumento da violência no trânsito, com elevado número de acidentes.

Por conta desse aumento no fluxo de veículos, os policiaisda PRF estão mais atentos aos fatores que podem contribuir para casos de acidentes nas rodovias, com isso a fiscalização se intensifica em relação ao excesso de velocidade, uso do cinto de segurança, ultrapassagens indevidas, uso dos faróis, testes de etilômetro (bafômetro), bom funcionamento do sistema de iluminação e sinalização por serem infrações que dão causa a acidentes graves.

Em entrevista ao portal GP1, o inspetor da PRF, Fabrício Loiola, informou dados de autuações referentes à alcoolemia: Teresina foram registradas 159 autuações; Região de Piripiri, Pedro II e Piracuruca foram 64 autuações; Floriano, Bom Jesus são 109 atuações; Picos, Valença e Paulistana são 104 autuações. O número mais elevado é em Parnaíba, total de 180 autuações.

  • Foto: Marcelo Cardoso/GP1 Fabrício Loiola Fabrício Loiola

“No litoral é onde a gente observa, que alguns acidentes têm indícios que o condutor ingeriu bebida alcoólica, muitas dessas autuações são entre o trecho Parnaíba e Luís Correia, ou seja, um trecho de pista simples que aumenta o risco, com presença de curvas. As pessoas têm que entender que estão lá geralmente passeando, brincando, e não tem motivo para essa pressa, para essa conduta. Está na hora do cidadão começar a participar e fazer sua parte”, declarou Fabrício Loiola.

Além dos dados apresentados acima, as equipes especiais da PRF registraram 159 autuações por alcoolemia em todo o Piauí. Desde a última terça-feira (01), passou a vigorar a alteração no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), determinada pela Lei Federal nº 13.281/2016, sancionada em maio deste ano, uma dessas alterações é referente ao valor da infração gravíssima que passa a ser no valor de R$293,47. “A autuação por alcoolemia, gera um aumento de 10 vezes no valor da gravíssima, agora o valor vai para R$2.934,70 quase 3 mil reais de multa para quem cometer essa infração. No caso de reincidência no período de 12 meses o valor dessa multa é dobrado, o valor da multa vai para 6 mil. Se você for pego duas vezes dentro de dois meses conduzindo por efeito de álcool a primeira penalidade vai ser de quase 3 mil reais, e a segunda quase 6 mil reais, ou seja, são quase 9 mil reais de multa em um único ano”, informou o inspetor da PRF.

Independente da realização deste tipo de ação, a PRF alerta para que cada motorista tenha a consciência de sempre respeitar as normas de trânsito, visando sempre a preservação da vida própria e alheia

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.