Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Sílvio diz que vai buscar nova pactuação com Estado e União

Para o futuro secretário de saúde, um novo acordo com os municípios e os Governos do Estado e Federal é fundamental para garantir um serviço de saúde de qualidade em Teresina.

O ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB), que foi anunciado pelo prefeito Firmino Filho (PSDB) como presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), falou ao GP1 sobre os desafios de voltar à pasta e suas primeiras medidas como secretário. O tucano também comentou o projeto para unificação das estruturas de saúde da Capital: Fundação Municipal de Saúde (FMS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Fundação Hospitalar (FHT).

Sílvio Mendes disse que não esperava ter que voltar à FMS e explicou o que o fez retornar à pasta. “As circunstâncias, responsabilidade social, o conhecimento, a crise que a gente vive, o conhecimento de muito sofrimento que a gente pode ajudar e evitar, tudo isso sensibiliza”, disse o ex-prefeito que completou afirmando que o principal desafio da nova gestão será garantir um atendimento de qualidade para a população: “É outra realidade, são outras circunstâncias, é uma realidade diferente, tem coisas novas, novas desafios. O grande desafio é atender bem a população”.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Sílvio MendesSílvio Mendes

Questionado sobre por onde passa esse atendimento, o tucano respondeu: “Respeitar as pessoas no seu direito básico. Ser atendido com agilidade, que seja feito o que for necessário, evitando atravessador e tendo respeito”.

O ex-prefeito afirmou que a rede municipal de saúde é suficiente para atender a população de Teresina, mas que a demanda vinda do interior do Piauí e de outros estados dificulta a garantia do serviço, para resolver o impasse, Sílvio disse que vai buscar uma nova pactuação. “A rede municipal de saúde é mais que suficiente, ela sobra para atender a população de Teresina, isso todos nós sabemos. É uma rede superdimensionada por conta dos pacientes, que também tem o direito, de vir do interior. Então é preciso fazer uma nova pactuação com os municípios, com o Estado, com o próprio Governo Federal, que tem responsabilidade, Teresina não suporta isso”, disse o tucano, que também afirmou que essa será uma das metas de sua gestão. “Tem que ser, porque se não tiver perde todo mundo, todos perdem. É preciso ter controle”, afirmou.

Serviço específico para estudantes

Sílvio Mendes adiantou que uma de suas ações como secretário será montar um serviço específico junto à educação, para ajudar àqueles estudantes que tem algum tipo de necessidade especial. “A educação identificou hoje 1400 crianças que tem déficit auditivo, déficit visual, intelectual, que as vezes as crianças são chamadas de burras e não são, muitas vezes tem uma dislexia. Nem a família, nem a escola que vai dar [esse suporte], é a saúde que tem que cuidar disso. Na mensagem que o prefeito enviou já foi criado um serviço específico para o estudante”, disse.

Unificação das estruturas de saúde

Em relação à união das estruturas de saúde de Teresina, que foi anunciada pelo prefeito Firmino Filho na última segunda-feira (12), Sílvio Mendes afirmou que o projeto de separação buscava metas que não foram alcançadas e que é importante reconhecer e saber voltar atrás quando uma meta não é atingida. Ele também afirmou que não considerou a separação como um equívoco. “Não. É uma experiência que foi feita, teve algumas vantagens, alguns resultados, mas foi menor do que se pensava. Então quando se volta atrás para melhorar não é nada demais”, opinou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.