Fechar
GP1

Teresina - Piauí

"Meu trabalho será mais na produção de ideias", diz Sucupira

O candidato a vereador concedeu entrevista ao GP1 e falou sobre educação, saúde, mobilidade urbana e alguns pontos sobre o apoio do PV a Firmino Filho.

O candidato a vereador pelo Partido Verde (PV), Washington Sucupira, concedeu entrevista ao GP1 nesta terça-feira (02), e falou de sua carreira como professor em Teresina, explanou os pontos principais da sua campanha, como a educação, saúde e a mobilidade urbana e afirmou que as redes sociais serão o grande forte na divulgação de suas propostas. Ele também comentou sobre o apoio do PV a Firmino Filho nas eleições municipais.

Professor Sucupira, como é mais conhecido, tem 50 anos. Destes, 23 são dedicados ao ensino de disciplinas como Geografia e Atualidades. Questionado sobre o motivo de entrar na política, ele afirmou: "Na primeira vez que me candidatei foi por curiosidade. Eu queria saber o que era ser candidato. E para minha surpresa positiva, pela quantidade de votos que recebi, isso fez com que eu pensasse em me candidatar pela segunda vez, agora de forma estruturada”.

  • Foto: Francisco Barbosa/GP1Candidato a vereador, Washington SucupiraCandidato a vereador, Washington Sucupira

“Quem vota em mim me conhece das redes sociais, das aulas presenciais que eu leciono. O que eu tenho são pessoas que já me seguem e que compartilham o que eu escrevo. Na rede, tenho pessoas que me acompanham e que me levaram a tomar a decisão de me candidatar pela segunda vez. Dessa vez com a perspectiva de ser bem votado. Eu não penso ser eleito. Eu acho que a conquista de uma vaga na Câmara de Vereadores é uma consequência de um trabalho ao longo de um tempo. Meu trabalho é muito mais na produção de ideias, colocar o que eu penso” declarou.

Educação

Sucupira, que leciona desde 1993, declarou que pretende levar a experiência na área da educação para a Câmara, caso seja eleito. “Eu vejo que Teresina tem problemas graves na educação. Temos que ter uma educação mais participativa. As escolas municipais precisam estar mais aberta a uma participação maior da sociedade que circunda ela. O que acontece dentro de uma escola é reflexo do que acontece fora dela”.

Saúde

“Outro ponto que quero destacar é a saúde. A cada um real que se investe em saneamento reduz-se em cinco reais os gastos com saúde. Desde a década de 80 a gente fala de epidemia dengue. E para solucionar o problema da dengue, basta atuar no saneamento básico. Para ser muito sincero, a administração no Brasil como um todo, tanto a nível municipal, estadual e federal, nunca tiveram uma preocupação de fato com o saneamento. Porque é uma obra que você não vê. Saneamento básico, você passa por cima, não é visível e dá-se a ideia de que não houve trabalho ali”, declarou o candidato.

  • Foto: Francisco Barbosa/GP1Washington SucupiraWashington Sucupira

Mobilidade Humana

A respeito da mobilidade urbana na capital, o candidato opinou: “Os investimentos feitos para fluir o deslocamento dos veículos, a construção de pontes, tudo isso se faz necessário. Mas e a mobilidade humana? A questão de fazer com que os serviços públicos estejam na chamada periferia. Isso reduziria o deslocamento de grandes quantidade de pessoas. A questão da mobilidade humana não é só se ela vai andar na calçada, pela ciclovia, nas faixas. Mas é evitar que essas pessoas se desloquem em grandes distâncias, que elas tenham esses serviços próximos a ela”, disse.

Coligação com o PSDB

O professor também falou sobre a decisão do Partido Verde em apoiar a reeleição do atual prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB). “Apesar das minhas fortes restrições do ponto de vista ideológico, administrativo do partido que administra Teresina a mais de 30 anos, o grupo defendeu a coligação com o PSDB e o partido caminhou junto. Na verdade, o PSDB é que se coligou com o PV. O PSDB tem que aprender muito e o PV dará uma enorme contribuição”, disse.

Sucupira falou ainda sobre especulações de que partidos da base de Firmino Filho, como o PV, estariam apoiando o candidato à reeleição por “obrigação”. “Isso não existiu. A líder do nosso partido, a vereadora Teresa Brito caminhou a discussão interna em um processo mais democrático. Ela recebeu críticas e elogios dentro do próprio partido. Eu fui um dos fortes críticos da coligação e tive a liberdade de fazer essas críticas”, ressaltou.

“Eu acho que essa coligação fez bem ao PSDB, pois eles estão levando para a coligação um partido competente e que dará contribuição para que o PSDB produza uma mudança na sua administração de mais de 30 anos. É um modelo que está desgastado”, finalizou.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.