Fechar
GP1

Valença do Piauí - Piauí

Avião do Samu faz pouso forçado em Valença após pane

Segundo uma nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a aeronave teve uma leve perda de potência quando trazia um paciente do município de Picos para tratamento em Teresina.

Um avião do Serviço de Atendimento Móvel (Samu) Aéreo realizou um pouso de emergência no município de Valença, a cerca de 216 km de Teresina. Segundo nota divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a aeronave teve uma leve perda de potência quando trazia um paciente do município de Picos para tratamento em Teresina. Apesar da pane, ninguém ficou ferido.

  • Foto: Francyelle Elias/ GP1Samu aéreoSamu aéreo

De acordo com informações da coordenadora geral do SAMU, Christianne Leal, o paciente que estava sendo transferido teve complicações durante o translado. “Ele apresentou um quadro de parada cardíaca e veio a óbito. Mas nada disso foi causado pelos problemas na aeronave. O quadro dele já era muito grave. De lá, o corpo já foi levado de volta para Picos”, informou a coordenadora.

Ainda segundo ela, uma outra aeronave foi deslocada para Valença, para dar apoio à aeronave com problemas. A Secretaria Estadual de Saúde possui dois aviões do Samu, um principal, que é a aeronave que deu pane, e um de reserva. 

Confira na íntegra

Sobre o pouso não programado realizado por uma das aeronaves do SAMU Aéreo, em Valença, a Secretaria de Estado da Saúde informa que, após remoção de paciente em Picos e no trajeto para Teresina, já em voo nivelado e monitorado, o piloto detectou uma leve perda de potência ao passar por Ipiranga. Por prudência, o piloto optou por descer numa pista de pouso mais próxima, no caso, a de Valença, acionando imediatamente à central para que a aeronave reserva fosse deslocada para aquele município.

No intuito de reforçar e garantir a segurança dos voos, a Secretaria solicitou que todas as providências fossem tomadas pela empresa prestadora de serviço, inclusive quanto ao reforço na manutenção das aeronaves. A empresa informou que a manutenção é feita em oficina homologada pela Agência Nacional de Aviação Civil(ANAC), de acordo com o programa de manutenção do fabricante da aeronave. A Secretaria informa ainda que o SAMU Aéreo realiza, em média, um voo de remoção por dia, raramente excedendo a esse quantitativo.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.