GP1

Simplício Mendes - Piauí

Semar discute criação de Comissão da Barragem Poço de Marruás

Será realizado um encontro na Câmara Municipal de Simplício Mendes.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar), realiza nessa sexta-feira (16) às 8 horas, a Terceira Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí, no auditório da Câmara Municipal de Simplício Mendes. O encontro tem por objetivo discutir sobre a criação da Comissão Gestora da Barragem Poço de Marruás.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ziza CarvalhoZiza Carvalho

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, falou sobre a necessidade de melhor gestão. “Identificamos a necessidade de se criar uma comissão de barragem para tratar sobre as questões referentes a Poço de Marruás, barragem localizada na cidade de Patos do Piauí, que atende a municípios da região semiárida do nosso Estado. Essa comissão terá por objetivo descentralizar a gestão dos recursos hídricos, democratizar as decisões e o acesso à água da barragem e minimizar os conflitos existentes quanto ao seu uso”, disse.

A Barragem Poço de Marruá está localizada na Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí, que abrange municípios do semiárido, entre eles, Patos do Piauí, Simplício Mendes, Picos, Oeiras, São João do Piauí, Amarante e outras 90 cidades.

Inaugurada em junho de 2010, a Barragem Poço de Marruá barra os rios Marçal e dos Porcos e garante a perenização do rio Itaim, que diariamente recebe 5 metros cúbicos de água liberados de seu reservatório. Tem capacidade para acumular 293,4 milhões de metros cúbicos de água e ao perenizar o rio Itaim, permite a irrigação de 5 mil hectares.
 

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2022 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.