Fechar
GP1

Simplício Mendes - Piauí

Semar cria comissão para gerir Barragem Poço de Marruás

A decisão aconteceu em encontro que aconteceu na Câmara Municipal de Simplício Mendes, nessa sexta-feira (16).

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, Ziza Carvalho, conduziu a reunião que deliberou sobre a criação da Comissão Gestora da Barragem Poço de Marruás com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí. O encontro aconteceu no Auditório da Câmara Municipal de Simplício Mendes, nessa sexta-feira (16).

“O comitê decidiu pela criação de uma comissão de barragem para tratar sobre as questões referentes a Poço de Marruás, barragem localizada na cidade de Patos do Piauí, que atende a municípios da região semiárida do nosso Estado. Essa comissão terá por objetivo descentralizar a gestão dos recursos hídricos, democratizar as decisões e o acesso à água da barragem e minimizar os conflitos existentes quanto ao seu uso. Sabemos que o aceso à água é um direito de todos, mas deve ser decidido em conjunto, por seus usuários, principalmente em áreas de escassez hídrica,” afirma o secretário Ziza Carvalho.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Ziza CarvalhoZiza Carvalho

Foi aprovada a minuta de criação da Comissão Gestora da Barragem Poço de Marruás e a proposta de regimento interno. À comissão compete, dentre outras atribuições: iniciar um programa de ações de curto prazo no sentido de orientar o controle da tomada d’água da Barragem Poço de Marruás; avaliar a estrutura física da barragem, em especial dos equipamentos de tomada d’água, visando a sua manutenção; formular propostas para o estabelecimento de mecanismos da gestão para o uso racional das águas do reservatório, buscando o benefício de toda a população em volta.

 “A Comissão Gestora da Barragem Poço de Marruás será composta por representantes do Poder Público, das Organizações de Usuários e Sociedade Civil, que irão escolher, democraticamente, seus representantes. Será dirigida por uma Coordenação Tríplice, formada por um membro do Poder Público, um da Sociedade Civil e um do segmento Usuários. Essa coordenação terá a duração de dois anos, quando deverá ocorrer nova eleição para escolha de seus membros. Sua será na cidade de Patos do Piauí, onde fica localizado o açude. A comissão gestora é um organismo de bacia vinculado ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí”, explica o superintendente de Recursos Hídricos da Semar, Romildo Mafra.

 Sobre a Barragem Poço de Marruás

 A Barragem Poço de Marruá está localizada na Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé-Piauí, que abrange municípios do semiárido, entre eles, Patos do Piauí, Simplício Mendes, Picos, Oeiras, São João do Piauí, Amarante e outras 90 cidades. 

 Inaugurada em junho de 2010, a Barragem Poço de Marruá barra os rios Marçal e dos Porcos e garante a perenização do rio Itaim, que diariamente recebe 5 metros cúbicos de água liberados de seu reservatório. Tem capacidade para acumular 293,4 milhões de metros cúbicos de água e ao perenizar o rio Itaim, permite a irrigação de 5 mil hectares.

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.