Fechar
GP1

Teresina - Piauí

Riedel Batista inaugura galeria dos delegados gerais

A inauguração contou com a presença do segundo delegado geral, Luiz Evangelista de Sousa, que entrou na gestão no ano de 1991.

Marcelo Cardoso/GP1 1 / 9 Luiz Evangelista de Sousa Luiz Evangelista de Sousa
Marcelo Cardoso/GP1 2 / 9 Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes
Marcelo Cardoso/GP1 3 / 9 Galeria dos delegados gerais Galeria dos delegados gerais
Marcelo Cardoso/GP1 4 / 9 Galeria de delegados gerais Galeria de delegados gerais
Marcelo Cardoso/GP1 5 / 9 Riedel Batista Riedel Batista
Marcelo Cardoso/GP1 6 / 9 Galeria de delegados gerais Galeria de delegados gerais
Marcelo Cardoso/GP1 7 / 9 Delegados Gerais do estado Piauí Delegados Gerais do estado Piauí
Marcelo Cardoso/GP1 8 / 9 Delegados gerais Delegados gerais
Marcelo Cardoso/GP1 9 / 9 Riedel Batista Riedel Batista

A Polícia Civil do estado do Piauí, através do delegado Geral Riedel Batista, inaugurou na manhã desta terça-feira (05) a galeria dos delegados gerais que aturaram no Piauí. A solenidade ocorreu na sede da Delegacia Geral, localizada no Centro de Teresina.

A inauguração contou com a presença do segundo delegado geral, Luiz Evangelista de Sousa, que entrou na gestão no ano de 1991. “A experiência é muito boa, porque é a maior escola para um advogado. Na época, todo delegado queria ser delegado geral. Sempre os assaltos eram os mais combatidos, éramos 12 delegados civis e nos dividimos em seis de roubos e seis de homicídios. Eu não vim para polícia por acaso, no meu concurso em 69, eu passei em sexto lugar, e de 100 vagas só passaram 12. Meu primeiro ato como delegado foi devolver todos os militares para a Polícia Militar. Consegui um decreto para o primeiro concurso para delegado bacharel”, contou.

Em entrevista ao GP1, o delegado Riedel Batista revelou que ele é o 13° delegado geral do Piauí, e que o 1° delegado, Nilson Cunha e Silva, já faleceu. “Quando assumimos em 2015, percebemos que outras instituições já tinham essa parte histórica, começamos a ver a necessidade de ter a nossa memória, pois o cargo de delegado geral é um cargo muito importante e de altas responsabilidades durante a gestão, e você colocar isso para novos policiais e outras instituições terem conhecimento de quais delegados já assumiram esse cargo é importante até para a história da instituição”, pontou Riedel.

A única delegada geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, esteve presente na solenidade e informou que assumiu o cargo em 2006, e hoje é defensora pública. “É uma honra e com responsabilidade, pois sei que diante dos quadros da Polícia Civil existem outros delegados. Foi um desafio, pois trabalhei com colegas de profissão de meu pai [Luiz Evangelista], que também foi delegado geral. Nesse momento vem à tona tudo o que passamos, foi uma atividade difícil, cheia de desafios”, finalizou.

Delegados Gerais

Nilson Cunha e Silva (In memorian)

Luiz Evangelista de Sousa

Raimundo Nonato Leite Barbosa

Francisco Carlos do Bonfim Filho

Cipriano José Leite Neto

Marcos Antonio Pereira Bastos

Mamede Rodrigues Cardoso Vieira Neto

Eduardo Alves Ferreira

Francisco das Chagas Santos Costa-Barêtta

Laercio Eulalio de Araujo Lima

Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes

James Guerra Júnior

Riedel Batista dos Santos Reinaldo

Mais conteúdo sobre:

Ver todos os comentários   | 0 |

Facebook
 
© 2007-2024 GP1 - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do GP1.